Matérias do Autor: Equipe Akatu 1512 matérias disponíves

Sobre o Autor

Equipe Akatu

Cooperativas contribuem para o desenvolvimento econômico sustentável

Dia Internacional das Cooperativas é comemorado anualmente no segundo sábado de julho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: United Nations/Albert González Farran

Em 2014, o Dia Internacional das Cooperativas será celebrado no dia 5 de julho, com o tema “Empresas cooperativas obtêm desenvolvimento sustentável para todos.”

As cooperativas são associações de cidadãos que se unem voluntariamente para satisfazer necessidades econômicas, sociais, culturais ou políticas dos integrantes. A empresa autônoma é de propriedade de seus membros, que a gerenciam de forma democrática.

O Dia Internacional das Cooperativas, celebrado desde 1923 pela Aliança Internacional de Cooperativas (ICA), tem o objetivo de aumentar a consciência das pessoas sobre a importância das cooperativas e promover seus ideais como solidariedade, eficiência ...

Crescimento populacional força mudança nos hábitos de consumo

No Dia Mundial da População (11/7), Instituto Akatu convida a refletir sobre modo de produção e consumo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Chad Catacchio

 

Somos mais de 7 bilhões de pessoas no planeta. A estimativa é que cheguemos a 9 bilhões até o ano de 2043. Os recursos naturais oferecidos no planeta, porém, são limitados. A humanidade já consome 50% mais recursos naturais renováveis do que o planeta é capaz de regenerar.

Uma parcela pequena da população mundial (16%) é responsável por 78% do consumo total. Se todos consumissem como os habitantes mais ricos do mundo, seriam necessários quase cinco planetas para suprir esse consumo. E, a cada ano, entram no mercado consumidor mais 150 milhões de pessoas –isto ...

Prêmio valoriza projetos que promovam melhoria de hábitos alimentares de estudantes

Edukatu, projeto de educação do Instituto Akatu, é parceiro do Prêmio Educação Além do Prato

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo criou o prêmio Educação Além do Prato, com objetivo de melhorar os hábitos alimentares dos alunos.

Para concorrer ao prêmio Educação Além do Prato, as escolas devem elaborar um projeto que consiste em duas partes: mobilização e receita culinária. Na primeira parte, da mobilização, será preciso engajar os merendeiros e a comunidade educativa em torno do tema da alimentação, conforme o regulamento. Na segunda parte, será preciso preparar uma receita culinária, segundo critérios e regras do concurso. Os projetos deverão ser desenvolvidos de maio a setembro.
Veja ...

Instituto Akatu apoia Declaração Internacional pelo Futuro do Ártico

Documento será entregue à ONU e a líderes das nações do Ártico

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Daniel Baltrá/Greenpeace

 

O Instituto Akatu assinou a Declaração do Futuro do Ártico, documento que reflete a preocupação da sociedade civil sobre a crise no Ártico. O degelo na região representa um grande risco para a vida selvagem e para 4 milhões de habitantes locais.

O reflexo do degelo chega a outras partes do globo, destaca o documento: “As mudanças afetam a todos nós. À medida que o Ártico derrete, milhões enfrentam eventos climáticos devastadores relacionados às correntes oceânicas mais quentes.”

A declaração será entregue pelo Greenpeace a representantes da Organização das Nações Unidas e a ...

Composteiras serão distribuídas a 2 mil domicílios em São Paulo

Projeto piloto da prefeitura e da Morada da Floresta, empresa dedicada à compostagem, quer popularizar prática da compostagem doméstica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parceria entre a Prefeitura de São Paulo e a empresa Morada da Floresta, o Movimento Composta São Paulo irá selecionar 2 mil domicílios da cidade para receber gratuitamente composteiras e participar de oficinas sobre seu funcionamento e manejo, além de plantio urbano.

Nas composteiras domésticas, os resíduos orgânicos são transformados em adubo para plantas. Também são chamadas de “minhocários”, pois são usadas minhocas para ajudar a decompor o material orgânico. Segundo a Morada da Floresta, as composteiras domésticas podem ser acondicionadas em cozinhas, quintais ou áreas de serviço de apartamentos, pois não exalam ...

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...