Matérias do Autor: Equipe Akatu 1494 matérias disponíves

Sobre o Autor

Equipe Akatu

Logística reversa ganha força com a Política Nacional dos Resíduos Sólidos

Lei que obriga empresas a recolher seus produtos após o descarte pelo consumidor final foi sancionada este mês pelo presidente Lula e deve ser regulamentada em 90 dias para começar a valer

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na segunda-feira (2/8), a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS). Além de obrigar o fim progressivo dos lixões em todos os municípios do país, a nova lei cria, entre outras garantias, a “logística reversa”.

A determinação obriga fabricantes, importadores, distribuidores e vendedores a para recolher, depois de usados pelo consumidor final:

  • Agrotóxicos e seus resíduos e embalagens;
  • Pilhas e baterias;
  • Pneus;
  • Óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
  • Lâmpadas fluorescentes;
  • Produtos eletrônicos e seus componentes.

A lei deve ser regulamentada em até 90 dias, estabelecendo prazos para que as empresas implantem a nova ...

Seis peças de roupas para usar durante um mês. Você consegue?

Desafio foi lançado na internet por duas amigas americanas e já conta com a participação de cerca de cem pessoas de vários países

Não comprar nenhuma peça de roupa durante um ano inteiro ou usar apenas seis itens, ou menos, que já fazem parte do seu armário durante um mês. É o desafio “Seis peças ou menos”, lançada na internet por duas amigas americanas e que já tem aderência de cerca de cem pessoas espalhadas por diversos países.

Segundo Heidi Hackemer, uma das idealizadoras do projeto, o objetivo é “aguçar a criatividade das pessoas, para que invista em acessórios e em outras maneiras de usar a mesma peça e, ao mesmo tempo, economizar dinheiro”.

O importante é que as ...

O planeta paga a conta do consumo excessivo

Repórter Eco, da TV Cultura, destaca relatório "Estado do Mundo - 2010", documento lançado em português pelo Instituto Akatu

"Neste momento nós estamos consumindo aproximadamente 30% a mais do que o mundo pode renovar, seja em ar limpo, água potável, terra agricultável e absorção de resíduos, isto quer dizer que nós estamos tirando do cheque especial do planeta. Um cheque especial que tem uma taxa elevada porque o que se tira, não volta", afirmou Hélio Mattar, diretor presidente do Instituto Akatu em entrevista veiculada neste domingo (19/07) no programa Repórter Eco, da TV Cultura.

Clique aqui e veja a reportagem completa no programa Repórter Eco.

Se você quiser seguir ...

Fibria é premiada por preservação ambiental

Mais de 7.000 crianças de escolas públicas do município de Piracicaba (SP) foram beneficiadas pelo programa de educação ambiental realizado pela empresa; governo local reconheceu a iniciativa

O programa Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da unidade da Fibria – empresa produtora de celulose e associada do Instituto Akatu – em Piracicaba, São Paulo, foi contemplada no passado dia 29 de junho com o 12º Prêmio Ambiental do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiental de Piracicaba (Comdema).

Realizado há sete anos, o NEA, inicialmente orientava apenas o público interno da empresa para práticas e atitudes que preservam o meio ambiente. Hoje se estende à comunidade e às escolas da rede pública e com a expansão, mais de sete ...

Um sexto da humanidade consome 78% de tudo que é produzido no mundo

Instituto Akatu e Worldwatch Institute (WWI), organização com sede em Washington, lançaram na manhã de quarta-feira (30/6), versão em português do relatório “Estado do Mundo – 2010”

Produzido pelo WWI, o “Estado do Mundo” traz anualmente um balanço com números atualizados e reflexões sobre as questões ambientais. Este ano, em parceria com a WWI, o Akatu fez a tradução do documento para o português.

Um dos dados que mais chama atenção no relatório é que ele aponta que apenas um sexto da humanidade consome 78% de tudo que é produzido no mundo. E conclui “sem uma mudança cultural que valorize a sustentabilidade em vez do consumismo, nada poderá salvar a humanidade dos riscos ambientais e de mudanças climáticas.

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...