Matérias do Autor: Equipe Akatu 1506 matérias disponíves

Sobre o Autor

Equipe Akatu

6. Como participar e ampliar esse movimento?

O Akatu só quer espalhar a ideia. O movimento é de todos, quantos mais piqueniques em mais cidades brasileiras melhor. Vamos formar uma grande rede e você pode ser um nó que a sustenta.

Mobilize seus amigos, seus vizinhos, colegas de trabalho, organize informações e convites pelas redes sociais, mande também para o twitter e o facebook do Akatu ou por email. Onde vai ser, a que horas?... Assim mais gente pode se unir no domingo dia 16 de outubro.    

Mande fotos da preparação. Dicas de como fazer, o que levar, como ir, o que comprar, o que vão fazer lá no ...

Veja como fazer saquinho de jornal para o lixo

Dobradura só leva 20 segundos e pode ajudar a reduzir o uso de sacolinhas plásticas em casa

Saco é um saco, não é mesmo? Mas como armazenar e tirar o lixo de casa sem a sacolinha plástica do supermercado, da padaria ou da farmácia? Uma saída é usar um único saco na semana em uma lixeira grande, de preferência de plástico reciclado, no qual vai-se acumulando o lixo doméstico, que pode ser recolhido nos diversos lixinhos da casa (cozinha, banheiros...) em embalagens que se decompõem mais rápido que o plástico, tais como papelão ou papel jornal.

O consumidor consciente busca evitar o lixinho-dentro-do-plastiquinho-que-vai-para-a-sacolinha-dentro-de-outra-sacolilnha-maior-jogada-com-outras-sacolinhas-dentro-do-saco-preto-grande. Por que não jogar tudo direto no ...

Logística reversa ganha força com a Política Nacional dos Resíduos Sólidos

Lei que obriga empresas a recolher seus produtos após o descarte pelo consumidor final foi sancionada este mês pelo presidente Lula e deve ser regulamentada em 90 dias para começar a valer

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na segunda-feira (2/8), a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS). Além de obrigar o fim progressivo dos lixões em todos os municípios do país, a nova lei cria, entre outras garantias, a “logística reversa”.

A determinação obriga fabricantes, importadores, distribuidores e vendedores a para recolher, depois de usados pelo consumidor final:

  • Agrotóxicos e seus resíduos e embalagens;
  • Pilhas e baterias;
  • Pneus;
  • Óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
  • Lâmpadas fluorescentes;
  • Produtos eletrônicos e seus componentes.

A lei deve ser regulamentada em até 90 dias, estabelecendo prazos para que as empresas implantem a nova ...

Seis peças de roupas para usar durante um mês. Você consegue?

Desafio foi lançado na internet por duas amigas americanas e já conta com a participação de cerca de cem pessoas de vários países

Não comprar nenhuma peça de roupa durante um ano inteiro ou usar apenas seis itens, ou menos, que já fazem parte do seu armário durante um mês. É o desafio “Seis peças ou menos”, lançada na internet por duas amigas americanas e que já tem aderência de cerca de cem pessoas espalhadas por diversos países.

Segundo Heidi Hackemer, uma das idealizadoras do projeto, o objetivo é “aguçar a criatividade das pessoas, para que invista em acessórios e em outras maneiras de usar a mesma peça e, ao mesmo tempo, economizar dinheiro”.

O importante é que as ...

O planeta paga a conta do consumo excessivo

Repórter Eco, da TV Cultura, destaca relatório "Estado do Mundo - 2010", documento lançado em português pelo Instituto Akatu

"Neste momento nós estamos consumindo aproximadamente 30% a mais do que o mundo pode renovar, seja em ar limpo, água potável, terra agricultável e absorção de resíduos, isto quer dizer que nós estamos tirando do cheque especial do planeta. Um cheque especial que tem uma taxa elevada porque o que se tira, não volta", afirmou Hélio Mattar, diretor presidente do Instituto Akatu em entrevista veiculada neste domingo (19/07) no programa Repórter Eco, da TV Cultura.

Clique aqui e veja a reportagem completa no programa Repórter Eco.

Se você quiser seguir ...

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...