Matérias do Autor: Equipe Akatu 1512 matérias disponíves

Sobre o Autor

Equipe Akatu

Aspartame: longe de um consenso

Estudos feitos em diversas partes do mundo divergem sobre as consequências do consumo do produto para a saúde humana

Quem utiliza adoçante ou consome bebidas dietéticas já deve ter ouvido falar das polêmicas envolvendo o aspartame. O produto já esteve relacionado a doenças ou distúrbios como enxaquecas, esclerose múltipla, alzheimer, câncer, linfomas e tumores cerebrais, entre outras.

Essa associação é provocada, principalmente, pelo fato de sua metabolização no corpo humano liberar metanol, um composto químico que possui efeito tóxico e acumulativo no sistema nervoso. Apesar de estar presente naturalmente em pequenas quantidades no frango, em carnes, no feijão e no leite desnatado, quando ingerido em grandes quantidades o metanol pode causar cegueira, entre outros problemas. Este fato é conhecido desde a ...

Descarte de remédios: uma questão muito grave

Os medicamentos contêm substâncias químicas que podem contaminar o solo e a água, por isso, não devem ser descartados no lixo comum

Remédios são essenciais para resolver os problemas de saúde, mas depois que a enfermidade passou, normalmente sobram comprimidos nas caixas, xarope nos vidro e até ampolas de injeção. Tudo isso fica guardado nos armários até perder a validade. E o que fazemos com eles, então? Não há outra alternativa do que jogá-los fora, mas resíduos de medicamentos podem contaminar o solo e a água quando descartados no lixo ou na rede de esgoto comum. O problema é que boa parte da população não sabe disso e, pior, não há postos de recolhimento.

Segundo Luiz Carlos da Fonseca e Silva, médico e especialista ...

Bota-fora

Rede de intercâmbio conecta pessoas que querem doar com aquelas que querem receber

Todo mundo tem, pelo menos, um objeto que não utiliza mais, mas ainda está em condições de uso. Isso quando não se trata de um monte de coisa que ocupa um cômodo inteiro, o famoso “quartinho de bagunça”. Ele acaba resistindo a toda iniciativa de arrumação, você não consegue encontrar alguém que se interesse por aquela “tranqueira”, tem pena de jogar fora, e o objeto continua lá, parado e ocupando espaço. Para resolver essa situação tão comum, surgiu o Freecycle Network.

O Freecycle é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2003, a partir de ...

Pé menor, mas pesado

Brasileiro tem pegada ecológica inferior à média mundial, mas maior do que o recomendável

Pesquisa divulgada na primeira semana de junho, realizada pela organização não-governamental WWF Brasil em parceria com o Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), mostrou que os brasileiros adotam vários comportamentos ambientalmente corretos. O estudo foi realizado com o objetivo de medir os hábitos de consumo para elaboração de indicadores da Pegada Ecológica no Brasil. Assim, acredita a WWF, podem-se identificar avanços em relação ao consumo consciente e mesmo colaborar com a concepção de políticas públicas.

Conforme o estudo, 87% dos brasileiros fecham a torneira enquanto escovam os dentes. É uma boa notícia, visto ...

Consumo no divã

Psicanalista trabalha o peso dos aspectos emocionais nas decisões de consumo

Que razões levam as pessoas a gastar mais do que ganham? Por que compramos coisas que não nos serão úteis? Por que agimos por impulso na hora em que devíamos decidir com a razão? Afinal, por que temos dificuldade em ser consumidores conscientes? Os dilemas e angústias dos indivíduos na sociedade do consumo é o tema da entrevista que a redação do Akatu realizou com apsicanalista Vera Rita de Mello Ferreira, especialista em psicologia do consumo e professora do curso extensão de Psicanálise e Psicologia Econômica, da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

Ela gosta de pensar em si mesma como ...

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...