Matérias do Autor: Equipe Akatu 1494 matérias disponíves

Sobre o Autor

Equipe Akatu

Continua a polêmica dos alimentos transgênicos

Seminário internacional, realizado em São Paulo, promove embate entre defensores e críticos dos organismos geneticamente modificados

Seminário Internacional realizado no auditório da Fundação Getulio Vargas, em São Paulo, na quarta-feira, 31 de outubro, discutiu o impacto dos alimentos transgênicos  na saúde, no meio ambiente e na economia. O evento contou com a participação de especialistas brasileiros e também com a presença do norte-americano Jeffrey Smith, diretor do Institute for Responsible Technology e autor dos livros Seeds of Deception (Sementes da Decepção) e Genetic Roulette (Roleta Genética).  Smith é reconhecido como um dos grandes críticos a forma como as culturas transgênicas foram introduzidas na produção de alimentos em todo o mundo.

Em ...

Bonitinho, mas ordinário

Isopor - grande vilão do meio ambiente devido à dificuldade para ser reciclado

Material de mil utilidades, o poliestireno expandido, mais conhecido como isopor, chega às nossas casas sob diversas formas: desde bandejas que acompanham alimentos como carne, legumes e frios, até como componentes de embalagens de eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos. Quimicamente, o isopor consiste de dois elementos, o carbono e o hidrogênio. Por ser um plástico celular e rígido, ele tem as vantagens de poder apresentar-se numa grande variedade de formas e de ter aplicações bastante diversas.

Muito bom, não é? Isso tudo seria ótimo se ele não fosse tão danoso ao meio ambiente e difícil de reciclar. ...

Banco Real é o grande vencedor do prêmio Valor Social

O Parceiro Pioneiro do Akatu concorreu em quatro das sete categorias, ganhou duas delas e ainda conquistou o Grande Prêmio do júri especializado

O Banco Real ABN AMRO, Parceiro Pioneiro do Instituto Akatu, foi o grande vencedor da edição de 2007 do prêmio Valor Social, concedido pelo jornal Valor Econômico às empresas que apresentam, dentro de sua estratégia de negócios, a responsabilidade socioambiental e o compromisso com a busca da sustentabilidade da vida no planeta. 

Outros parceiros do Akatu, como a Arcelor (Parceiro Mantenedor) e a Coca-Cola (Associado Benemérito) também receberam destaque na premiação, que conta com o apoio do Instituto Ethos e do próprio Akatu.

Nesta sétima edição do prêmio, o Valor Social recebeu inscrições de ...

Vida nova para o carro elétrico

Novo modelo da Fiat já circula em Itaipu

Em 1996, foi lançado na Califórnia, nos Estados Unidos, o primeiro carro elétrico contemporâneo desenvolvido por uma grande montadora, o EV-1, da GM. O carro ficou famoso ao ser testado por algumas estrelas como Tom Hanks e Mel Gibson, e motivou o desenvolvimento de outros veículos elétricos, mas híbridos, como o Prius, da Toyota, ainda na ativa.

Pouco tempo depois de seu lançamento, porém, o carro foi retirado do mercado pela própria GM.  Segundo informou a montadora à época, o responsável pela “morte” do EV-1 foi o mercado consumidor norte-americano, que não aceitou a novidade ...

Plantar uma árvore é ótimo...

...mas é preciso fazer muito mais para neutralizar os gases de efeito estufa que agravam o aquecimento global

Quando se começou a falar da neutralização do carbono por meio do plantio de árvores, parecia para muitos que o problema do aquecimento global estaria resolvido como em um passe de mágica. Isso definitivamente não é verdade. De fato, plantar árvores minimiza parte do dano, mas só mudanças mais profundas é que realmente vão fazer a diferença. 

O Brasil ocupa a preocupante quarta colocação entre os países que mais contribuem para o efeito estufa no planeta. As principais atividades responsáveis são as queimadas e o desmatamento. Em seguida vêm os transportes através da queima de ...

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...