Matérias do Autor: Equipe Akatu 1513 matérias disponíves

Sobre o Autor

Equipe Akatu

Especialistas defendem boicote ao isopor

Produto deve ser evitado ou reutilizado em casa

O poliestireno expandido, conhecido popularmente como isopor, chega às nossas casas sob diversas formas: desde bandejas que acompanham alimentos como carne, ovos e frios, até  como parte de embalagens de eletrodomésticos ou aparelhos eletrônicos. Poucas pessoas sabem, porém, que o produto possui caracteríticas que dificultam sua reciclagem e mesmo seu descarte. Por isso, é recomendado que se evite o consumo de isopor; em casos que isso não é possível, o consumidor deve procurar reutilizá-lo dentro de casa.

Patrícia Blauth, da Consultoria Menos Lixo - Projetos de Educação em Resíduos Sólidos, é uma das que recomenda o boicote aos produtos feitos com o material. “O ...

Volume do isopor dificulta reciclagem e satura aterros

Dificuldade logística faz com que empresas e cooperativas só negociem grandes quantidades

Ao lidar com papéis e embalagens plásticas, o consumidor consciente sabe que o melhor a se fazer é procurar reutilizar o produto e, após esgotada essa possibilidade, encaminhar para a reciclagem. O isopor, por sua vez, apesar de ser um tipo de plástico, apresenta uma característica que dificulta a sua reciclagem: o volume.

O poliestireno expandido, como o isopor é tecnicamente conhecido, é uma espuma formada a partir de derivados do petróleo. Sua composição conta com mais de 95% de ar. Portanto, apesar da baixa densidade, o isopor ocupa muito volume, o que encarece seu transporte e, portanto, sua reciclagem. A maioria ...

Akatuzinho pode ser seu novo amigo no Orkut

Personagem entra no mundo virtual para disseminar o consumo consciente

Os internautas que estão no Orkut podem, a partir de agora, contar com mais um novo amigo: o Akatuzinho. O personagem-símbolo do consumo consciente e mascote do Instituto Akatu entrou para o site de relacionamentos com o objetivo de disseminar as atitudes responsáveis e o cuidado com o Planeta também nesse “mundo virtual”.

Todos os interessados em conhecer e praticar o consumo consciente estão convidados não só a serem amigos do personagem, mas também a participarem da comunidade oficial do Instituto Akatu, intitulada “Akatu pelo Consumo Consciente”.

Até as 13h do dia 10 de julho, O ...

Consciência do consumidor é chave para preservar a Amazônia, diz especialista

Tarcísio Feitosa da Silva, ganhador do prêmio ambiental mais importante do mundo, diz que floresta vale mais em pé do que no chão

A acerola é ótima para prevenir gripes e resfriados, mas nada se comparada ao camu-camu, cuja concentração de vitamina C é 80% maior. Com o bacuri, fruta de aroma e sabor únicos, se fazem cremes, geléias e musses maravilhosos. Já o uxi-amarelo, tido como milagroso, é usado em tratamento de miomas (tumores benignos) e - diz a lenda - teria até propriedades afrodisíacas. Você pode nunca ter ouvido falar dessas frutas, mas elas fazem parte da riqueza da Amazônia brasileira, um ...

Publicação do Akatu revela o que o consumidor brasileiro espera das empresas

Responsabilidade Social Empresarial - Percepção do Consumidor Brasileiro" será lançada no dia 20 de julho

Responsabilidade Social Empresarial é uma escolha ou um dever da empresa? O consumidor brasileiro é mais ou menos exigente que o de outros países? A resposta para essas e outras questões está na pesquisa "Responsabilidade Social Empresarial - Percepção do Consumidor Brasileiro", que será lançada pelo Akatu no dia 20 de julho, no auditório do Instituto Carrefour, em São Paulo.

A pesquisa revela um consumidor cada vez mais atento às ações de responsabilidade social empresarial e, consequentemente, mais exigente em relação ao papel do setor privado na construção de uma sociedade sustentável.

"Responsabilidade Social Empresarial - ...

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...