Matérias do Autor: Equipe Akatu 1506 matérias disponíves

Sobre o Autor

Equipe Akatu

União Européia utiliza 17% dos recursos naturais do planeta

Pegada ecológica da Europa aumentou 70% nos últimos 40 anos; região detém apenas 7% da população mundial

Comentário Akatu:A obrigação de se desenvolver de forma sustentável é crítica nos países cuja pegada ecológica está muito além das capacidades do planeta. Mas os países em desenvolvimento, como o Brasil, também devem ter a sustentabilidade como meta. O consumidor consciente tem papel preponderante nesta história, ao consumir com responsabilidade e não desperdiçar recursos.

Com apenas 7% da população mundial, a União Europeia (UE) utiliza atualmente 17% dos recursos naturais do planeta, estima a organização ecologista World Wide Fund for Nature (WWF), no seu relatório “Europa 2005 - A Pegada Ecológica”, divulgado recentemente.

A ...

PF fecha fábrica ilegal de palmito em reserva biológica

Cerca de 30 palmeiras eram extraídas ilegalmente da Reserva Biológica do Tinguá, em Nova Iguaçu (RJ), por semana; produto era vendido em feiras livres

Comentário Akatu:Todo consumidor consciente se recusa a comprar produtos cuja origem é incerta. Esta é uma regra ainda mais importante quando se trata de alimentos, não apenas devido às ameaças à saúde, mas porque também podem implicar na exploração predatória da natureza, como é o caso do palmito extraído da reserva do Tinguá.

A Polícia Federal interditou uma fábrica clandestina de palmitos que funcionava dentro da Reserva Biológica do Tinguá, em Nova Iguaçu. Duas pessoas foram detidas no local e liberadas após prestarem depoimento. Também foram apreendidas 700 peças para a embalagem e mais de ...

Londres cria agência para enfrentar mudanças climáticas

Capital britânica deve reduzir, até 2010, suas emissões de dióxido de carbono em 20% em relação aos níveis de 1990

Comentário Akatu:Estudos recentes indicam que, pela primeira vez na história, metade da população mundial vive em cidades. Ou seja, os problemas causados pelas mudanças climáticas não poderão ser solucionados se os municípios não exercerem papel preponderante neste sentido. Mas a iniciativa não pode ficar apenas a cargo dos governos; todo cidadão pode e deve colaborar, fazendo escolhas conscientes de consumo.

O prefeito de Londres, Ken Livingstone, anunciou a criação de uma agência dedicada a combater mudanças climáticas. A capital britânica se comprometeu a reduzir, até 2010, suas emissões de dióxido de carbono em 20% em ...

Empresa cria recipiente para armazenar lâmpadas fluorescentes

Sistema armazena com segurança todos os componentes, separando-os e possibilitando reutilização dos resíduos

Comentário Akatu:O desenvolvimento de tecnologias como esta é muito importante e deve ser apoiado pelas empresas socialmente responsáveis. Já o consumidor deve ter o cuidado de encaminhar estas lâmpadas queimadas e outros produtos que, se descartados inadequadamente, podem causar prejuízos ambientais, para associações que realizam coleta seletiva de lixo.

Na tentativa de dar destinação correta para lâmpadas fluorescentes queimadas, a empresa curitibana Ambiensys Gestão Ambiental apresentou, na semana passada, em uma feira de produtos e serviços na cidade paranaense de Pinhais, um equipamento portátil que pode ser utilizado em qualquer lugar ...

Preocupação social chega às pequenas empresas

Balanços e relatórios de sustentabilidade comprovam atuação nas áreas de gestão e meio ambiente

Comentário Akatu:Práticas de responsabilidade social são um imenso diferencial num mercado em que o consumidor está cada vez mais exigente e consciente. Quando o consumidor opta por comprar produtos de empresas que realizam ações de RSE, está ajudando a construir uma sociedade que alia prosperidade econômica com justiça social.

Cada vez mais a responsabilidade social deixa de ser assunto de grandes empresas e passa a fazer parte das estratégias das pequenas e médias. Embora não disponham de muitos recursos, empregam criatividade, pensamento a longo prazo, envolvimento dos funcionários e presença nas comunidades em que atuam. 

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...