Matérias do Autor: Equipe Akatu 1515 matérias disponíves

Sobre o Autor

Equipe Akatu

Árvores transgênicas crescerão mais rápido

Sequenciamento do genoma do choupo-preto, realizado no ano passado, pode levar a árvores que produzam mais celulose, portanto, mais úteis para a indústria de papel

Comentário Akatu: os organismos geneticamente modificados (OGM), conhecidos como transgênicos, são extremamente polêmicos. Por um lado, há promessas de avanços que, em geral, levam a ganhos financeiros; por outro, o temor de que a manipulação genética cause desastres ambientais. Produtos transgênicos não devem ser cultivados sem extensos estudos de biossegurança, e o consumidor deve sempre ser informado com bastante clareza se as mercadorias nas prateleiras foram geneticamente modificadas.

Em setembro passado, um grupo de cientistas financiados pelo Departamento de Energia dos EUA anunciou ter decifrado o primeiro genoma arbóreo: o do choupo-preto (também ...

Iniciativa de cidadão interrompe projeto irregular de hidrelétrica

A hidroeletricidade é uma fonte renovável, mas discute-se o impacto da construção de barragens no meio ambiente e nas comunidades locais

Comentário Akatu: A construção de mais hidrelétricas para atender à demanda maior de energia da população pode não ser a melhor saída para evitar racionamento ou blackouts. Demandar menos, através da prática do consumo consciente de energia, é uma ação que, multiplicada por milhões, colaboraria para reduzir a necessidade de construção de novas barragens. Germano Woehl Júnior é um exemplo de cidadão e consumidor consciente.  Além de exercitar o seu poder de transformação, ainda divulga a importância do ato às crianças da rede pública, ajudando a formar mais cidadãos conscientes.
Germano Woehl Júnior, pesquisador do laboratório de fotônica do Instituto de ...

Pesquisadores brasileiros reciclam isopor

Cientistas da UFMG criam impermeabilizante a partir do isopor, material que ainda não tinha sido reciclado

Comentário Akatu: Investir na reciclagem de materiais é um dos principais caminhos para o consumo consciente, por sua economia e pela redução dos danos ambientais. Financiar pesquisas como esta é um importante passo.

O isopor, um dos maiores dramas dos ambientalistas e ecologistas, já pode ser reciclado. Um grupo de pesquisadores brasileiros está conseguindo transformar o material em uma espécie de verniz. A pesquisa, liderada por Rachel Monteiro, Maria Helena Araújo e Maurício de Castro, foi desenvolvida na Universidade Federal de Minas Gerais e teve o apoio do Programa Tecnológico do ...

Só 1% das indústrias brasileiras reaproveita água

Companhias perdem dinheiro com compra de água e serviços de esgoto; Com o reaproveitamento, a economia é de até 70%

Comentário Akatu:o uso racional da água deve ser uma prioridade de todos. Uma empresa socialmente responsável investe no reaproveitamento, cortando gastos desnecessários e poupando o meio ambiente.

Se todas as indústrias brasileiras reutilizassem a água que compram das concessionárias, liberariam cerca de 1,65 bilhão de litros por dia, suficientes para abastecer constantemente 8,2 milhões de pessoas. Além disso, economizariam dinheiro gasto na compra da água e no serviço de esgoto, diminuindo os danos ao meio ambiente.

No entanto, no Brasil, onde mais de 7 milhões de pessoas ainda não têm ...

Projeto de medicina tradicional estimula agricultura sustentável

No Amapá, comunidades rurais praticam agricultura orgânica de forma sustentável para a produção de remédios caseiros

Comentário Akatu:o apoio de empresas a projetos de desenvolvimento sustentável e de preservação do meio ambiente é uma das maiores amostras de responsabilidade social. Trata-se de um esforço com retorno garantido.

Um projeto executado pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA) está educando famílias inteiras nas comunidades rurais isoladas a praticar a agricultura orgânica e a explorar os recursos da floresta de forma sustentável, além de cuidar da saúde de forma segura e barata.

Enquanto cientistas e empresários pesquisam a enorme biodiversidade local ...

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...