Matérias do Autor: Equipe Akatu 1491 matérias disponíves

Sobre o Autor

Equipe Akatu

Consumo consciente e publicidade. Aliados ou inimigos?

Transformação na relação entre empresa e cliente exige nova abordagem do mercado publicitário

A importância do consumo como instrumento de cidadania cresce a cada dia ao mesmo tempo em que o mundo empresarial evolui rumo a um maior envolvimento social. Esse novo cenário vai de encontro à necessidade também crescente de exposição das companhias. Enquanto há pouco mais de uma década as organizações eram basicamente conhecidas por seus produtos, atualmente consumidores com muito mais acesso à informação têm novos canais para cobrar atitudes das empresas que eles escolhem para consumir bens ou serviços.

Fazem isso de maneira severa: se estiverem satisfeitos, tornam-se fiéis; do contrário, são capazes de ...

Akatu divulga pesquisa sobre jovens

Entre os países abordados na pesquisa, o Brasil é o que tem mais adolescentes desinteressados por política

O jovem brasileiro é o menos politizado do planeta e o mais consumista, mas ao mesmo tempo se preocupa com a melhoria da saúde da população brasileira e com formas de reduzir o desemprego e a poluição. Esses dados são da pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, feita em parceria com a Indicator e com o patrocínio da Fundação Volkswagen.

"Esse estudo complementa um levantamento chamado 'Is the Future Yours?" feito pela Unesco em outros 23 países", explica Helio Mattar, diretor-presidente do Akatu. A pesquisa mundial foi realizada em 2000. ...

No trote social, um pedágio consciente

Conscientização na forma de brincadeira marca o início da vida universitária

Os trotes realizados este ano com os calouros foram diferentes em algumas faculdades de São Paulo. Ontem, universitários da Ibmec, do Instituto Mackenzie, da Faculdade Getúlio Vargas (FGV) e das Faculdades de Economia e Engenharia de Alimentos da Universidade de Campinas (Unicamp) fizeram o Pedágio Consciente. Em parceria com o Instituto Akatu Pelo Consumo Consciente, os alunos distribuíram sacolinhas de lixo para o carro e folhetos sobre os impactos do lixo no meio ambiente.

Na recepção, os calouros da Ibmec passaram por um trote social. Eles tiveram o cabelo cortado e o rosto pintado por ...

Coleta de pilhas e baterias ganha reforços

Carrefour, apoiador do Akatu, está montando postos de recolhimento para estes materiais nos supermercados de sua rede

Preocupada em dar um destino mais adequado para a imensa quantidade de pilhas e baterias que são diariamente descartadas sem nenhum cuidado, a rede de supermercados Carrefour, apoiada pelo Instituto Akatu, pretende montar um posto de coletas desses materiais em algumas de suas lojas em São Paulo.

Sem esperar ações do poder público em São Paulo, parte da iniciativa privada tenta encontrar destinos mais adequados para a imensa quantidade de baterias e pilhas contendo metais pesados que é cotidianamente descartada pelos consumidores. A rede de supermercados Carrefour, por exemplo, pretende ainda no primeiro semestre montar ...

Globalização atinge em cheio a relação consumidor-empresa

Seminário mostra que consciência crítica das pessoas aumentou com revolução tecnológica

Um estudante encaminha um e-mail a poucos colegas contestando a veracidade das imagens de palestinos comemorando o sucesso dos atentados de 11 de setembro, transmitidas pelo canal americano de TV CNN. O e-mail se espalha. Duas semanas depois, a CNN vai a público para provar que as imagens eram verdadeiras. O episódio foi utilizado durante o seminário As Novas Relações de Consumo do Século 21, realizado ontem, em São Paulo, para exemplificar em que proporções a globalização da informação e a revolução tecnológica estão influenciando a relação entre consumidores e empresas.

"Hoje, qualquer ser humano ...

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...