Matérias do Autor: Equipe Akatu 1506 matérias disponíves

Sobre o Autor

Equipe Akatu

Dia Mundial da Alimentação

A resposta da ONU é o pedido de criação de uma aliança internacional contra a fome

O Secretário-Geral das Nações Unidas, Kofi Annan, em sua mensagem para o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), conclama os países membros da ONU a participarem da criação de uma aliança internacional contra a fome. "A fome em alta escala é uma afronta à dignidade e deveria chocar a consciência da humanidade", escreve no documento, divulgado na manhã de terça-feira (14/10), o secretário-geral, para quem a luta contra a fome é "válida e vital".

A carta circulou durante a reunião extraordinária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea). Nela, Annan reafirma a ...

Um planeta é pouco

Se todos os habitantes do mundo consumissem como os americanos uma Terra só não bastaria

Klaus Töpfer, diretor do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, fez um alerta sobre o tão festejado crescimento econômico chinês: ele é ambientalmente insustentável. Se a China colocar em prática seus planos de desenvolvimento e se os 1,3 bilhões de chineses adquirirem hábitos de consumo ocidentais, não haverá, no planeta, recursos suficientes para fabricar tantos produtos.

Segundo Töpfer, que expôs essa preocupação durante uma palestra em Sydney, na Austrália, é impossível prever as conseqüências para o mundo caso os chineses passem a consumir tanto quanto alemães, franceses ou americanos. O alerta, além de ...

Uma chance à vida silvestre

Brasileiro e chinês dividem prêmio, que já foi entregue no passado ao seringueiro Chico Mendes

Neste ano, um dos mais importantes prêmios ambientais do mundo — o prêmio Sasakawa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) — vai ser dividido entre um chinês e um brasileiro. Dener Giovanini, fundador e diretor da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas), será premiado no dia 19 de novembro por seu trabalho para deter o tráfico ilegal da vida silvestre. O único brasileiro que recebeu esse prêmio antes dele foi o seringueiro Chico Mendes, em 1990.

O tráfico de animais silvestres movimenta cerca de US$ 10 bilhões de ...

Nova lei organiza a produção e a venda de orgânicos

Texto tenta acabar com a confusão criada em conceitos, rótulos e marcas

A agricultura orgânica ganhou definitivamente uma nova lei para organizar a produção, a certificação e a comercialização desses produtos em todo o país. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei aprovada pelo Congresso Nacional em 28 de novembro. A Lei nº 10.831, de 23 de dezembro, cria novas regras e diretrizes básicas para os produtos orgânicos. Na primeira quinzena de janeiro, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, deve instalar a Câmara Setorial da Agricultura Orgânica, ligada ao Conselho do Agronegócio (Consagro).

O novo texto define o que ...

Regulamentação de rótulos para transgênicos entra em vigor

A embalagem deve conter o símbolo de que o alimento é modificado geneticamente e a frase de identificação

Entra em vigor hoje (26/03) a portaria federal n. 2.658, de 18/12/2003 que determina como será feita a rotulagem de produtos que contenham transgênicos, ou em cuja fabricação tenham sido utilizados organismos geneticamente modificados (OGMs).

O decreto federal n. 4.680, que regulamenta o direito à informação dos consumidores quanto aos alimentos e ingredientes transgênicos destinados ao consumo humano e animal, foi publicado em abril de 2003. De acordo com a determinação, todos os produtos que contenham mais de 1% de matéria-prima transgênica devem ser comercializados, embalados e vendidos com um rótulo ...

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...