03

out

6ª edição do Festival Cultivar

Com o objetivo de aproximar as pessoas da natureza, será realizado o 6º Festival Cultivar, de 5 de setembro a 3 de outubro, em São Paulo e cidades de MG, RJ e SC.

Palestras, oficinas, expedições, cinema, observação de aves e piqueniques fazem parte da programação do evento, que deseja  estimular a reconexão do homem e a natureza nos aspectos da cultura, saúde e qualidade de vida, identidade e patrimônio.

A abertura acontece no dia 05 de setembro, com uma expedição pela Mata do Parque Trianon, na Avenida Paulista, a partir das 14 horas.  No dia 06 de setembro, é a vez de observar as aves no Parque Trianon. A observação contemplativa conduzida por Sandro Von Matter, do Instituto Passarinhar. A atividade inclui ainda oficina de sons e dicas de fotografia.

No dia 08 de setembro,  a exposição Biodiversidade na Cultura Brasileira será aberta no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, onde permanece até 21 de setembro (dia da árvore). A exposição é composta por elementos das árvores (frutos, sementes, madeiras), imagens e informações sobre algumas espécies ilustres do Brasil. Visitas guiadas e atividades voltadas a grupos, escolas e instituições serão promovidas no local.

No dia 12 de setembro, o Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura, na Av. Paulista, vai abriga o Cultivar Ciclos, série de palestras inspiradoras sobre aspectos das relações entre homem e natureza. No mesmo local será entregue o Prêmio Jequitibá de Relevância em Pesquisa, que tem como objetivo premiar trabalhos que se destacam em projetos de conservação ambiental.

A Expedição A Natureza é PANC, que acontece no Centro Cultural São Paulo (CCSP), no Centro de São Paulo, no dia 13/09, convida os paulistanos a conhecer a história das hortas comunitárias na cidade. Uma oficina de adereços naturais e mutirão na Horta do CCSP completam a atividade.

No dia 19 de setembro, o Cultivar promove uma Expedição Fotográfica, Desenhos e Pinturas no Parque da Luz, no Centro de São Paulo. A atividade é uma introdução à história ambiental do parque e um convite à realização de fotos e desenhos da natureza local.

No domingo, 20 de setembro, as atividades chegam ao Parque Buenos Aires, em Higienópolis, que terá contação de histórias. Observação de árvores e aves, plantios, bombas de sementes e muita arte serão realizados no Horto Florestal e no Museu Otávio Vecchi, na Zona Norte de São Paulo, nos dias 22, 23 e 24 de setembro. As atividades são voltadas a crianças de escolas públicas e instituições em geral.

Nos dias 26 e 27 de setembro as atividades serão concentradas no Parque Água Branca, na Zona Oeste de São Paulo. Oficinas Verdes para crianças e famílias, bate-papos sobre tecnologias ambientais e arte inspirada na natureza. Nos mesmos dias acontece o Cine Natureza, com exibição de filmes com temáticas ambientais e bate-papo no Espaço Cultural Tatersal.

Um piquenique de troca de sementes e mudas das estações acontece no dia 27 de setembro, também no Parque Água Branca. Os encontros, que surgiram na primeira edição do Cultivar, hoje transformaram-se em uma Rede Nacional que tem por missão conservar a biodiversidade, promover a cultura ambiental e viabilizar a manutenção da segurança alimentar. No mesmo dia acontecem encontros da Rede de Troca - programa gerido pelo Instituto Árvores Vivas - simultâneos em outras cidades nos estados de São Paulo, Rio, Minas e Santa Catarina.

Para valorizar o cerrado brasileiro, o Festival também realiza atividades com conteúdo folclórico em parques nas cidades de Santa Rita do Passa Quatro e Ribeirão Preto. No Parque Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro, será promovida a Expedição Folclórica Jequitibá-Rosa, envolvendo escolas da região, nos dias 01 e 02 de outubro. O parque abriga a maior concentração de indivíduos de espécies Jequitibá-Rosa, incluindo o maior exemplar paulista acessível à visitação pública.

As atividades do Festival serão encerradas no dia 3 de outubro, com programação aberta ao público em geral no Parque Curupira, em Ribeirão Preto.
Para participar das atividades oferecidas a escolas, grupos e instituições, é preciso se inscrever por e-mail (festivalcultivar@gmail.com) ou pelo site do Festival (festivalcultivar.com.br).

6º Festival Cultivar
Data: 05/09 a 03/10/2015
Locais:
- Cidade de São Paulo: Parque Mário Covas, Parque Trianon, Parque da Luz,
Parque da Água Branca, Parque Buenos Aires, Livraria Cultura e Horto Florestal
- Cidade de Santa Rita do Passa Quatro: Parque Vassununga
- Cidade de Ribeirão Preto: Parque Curupira
Atividades gratuitas
Veja a programação no site do Festival Cultivar

Título do vídeo em até 80 caracteres
Fechar
Natural de Lagoa Vermelha / RS, nascido em 26/02/1964. Formado em Engenharia Mecânica pelo ITA e Pós Graduado em Contabilidade pela Fundação Getúlio Vargas – SP. Em 2002 ingressou no grupo Telemar como diretor Corporativo. Em 2004 assumiu a diretoria de Varejo e Marketing da Oi passando para o cargo de Diretor de Mercado da Oi a partir de 2008. No decorrer de sua carreira João Silveira atuou em grandes corporações, como gerente de Marketing e Vendas da Hewlett Packard, gerente Geral da Casa Centro, Inacom do Brasil e presidente dos Supermercados ABC.
Youtube
Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...