30

jan

Gandhi Occupy o século 21

Em 30 de janeiro se completam 66 anos da morte de Mahatma e para evocar sua capacidade singular de tornar conhecimento em ação e esta em mobilização transformadora, jovens ativistas sociais brasileiros e estrangeiros oferecerão suas experiências e inquietações em torno de projetos socioeducativos.

 

Em uma mesa de diálogo quatro jovens farão uma nova leitura do legado de Gandhi à luz das mudanças vertiginosas da sociedade contemporânea. Os movimentos Occupy´s, 15M´s, Indignados, Primaveras Árabes e Manifestações brasileiras de junho passado são a expressão atual daquelas que Gandhi promoveu há mais de meio século, viabilizando transformações que resultaram na independência de seu país, hoje a maior democracia do planeta.

 

O “Banco dos Pobres” criado em Bangladesh pelo Prof. Yunnus tem seu antecedente no Sevagram, cooperativa de pequenos empréstimos concebida por Gandhi com o intuito de empoderar as mulheres das aldeias.

 

E conceitos como educação integral, desenvolvimento local, equidade de gênero e livre circulação da informação e conhecimento viabilizada por jornais em diferentes línguas – todos têm em Gandhi um precursor visionário e empreendedor.

 

A abertura do encontro estará a cargo da atriz, contadora de histórias e arte-educadora, Tininha Calazans, que apresentará um conto inspirado na história do Mahatma.

 

Em uma carta escrita a um amigo durante a Marcha do Sal, Gandhi revela um sonho: fazer uma caminhada com crianças. Para realizar esse sonho, convidamos a todos que tragam seus filhos, sobrinhos, netos ou vizinhos. Durante a mesa de diálogo, em outra sala, uma equipe de professores proporcionará aos pequenos entre 4 e 12 anos um encontro com os pilares do pensamento gandhiano: Verdade, Autonomia e Não-violência, através de atividades lúdicas.

 

 

Comporão a mesa de diálogo:

 

André Gravatá – jornalista, escritor e membro do coletivo Educ-ação. Coautor do livro Volta ao mundo em 13 escolas e cofundador do Movimento Entusiasmo.

 

Anielle Guedes – economista, física, produtora executiva do documentário Quando sinto que já sei e presidente do Centro de Empreendedorismo da USP.

 

Mariana Campanatti – publicitária e cofundadora do movimento Imagina na Copa, força-tarefa para promover uma virada para o Brasil.

 

Pedro Kelson Batinga – administrador, coordena os projetos socioeducativos da Palas Athena para propagar a Cultura de Paz.

 

 

Serviço

Quando: Às 19 horas no dia 30 de janeiro, quinta-feira.

Onde: Centro Cultural da Índia - Alameda Sarutaia, 380 – Jardim Paulista, São Paulo, SP

Tel.: (11) 3266-6188 - www.palasathena.org.br

ENTRADA FRANCA

Título do vídeo em até 80 caracteres
Fechar
Natural de Lagoa Vermelha / RS, nascido em 26/02/1964. Formado em Engenharia Mecânica pelo ITA e Pós Graduado em Contabilidade pela Fundação Getúlio Vargas – SP. Em 2002 ingressou no grupo Telemar como diretor Corporativo. Em 2004 assumiu a diretoria de Varejo e Marketing da Oi passando para o cargo de Diretor de Mercado da Oi a partir de 2008. No decorrer de sua carreira João Silveira atuou em grandes corporações, como gerente de Marketing e Vendas da Hewlett Packard, gerente Geral da Casa Centro, Inacom do Brasil e presidente dos Supermercados ABC.
Youtube
Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...