Diretoria

 

  • Diretor presidente
    Helio Mattar
  • Formado em Engenharia da Produção pela Escola Politécnica da USP, obteve os títulos de Mestre e Ph.D. em Engenharia Industrial pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Atuou como executivo durante 22 anos em empresas nacionais e multinacionais, assim como em seus próprios negócios. Em sua última posição executiva, foi Presidente da GE Appliances Brasil. Foi Secretário de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Foi um dos fundadores do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, do qual é hoje Associado Curador. É membro de diversos Conselhos e Comitês de empresas e organizações sociais, entre eles o Comitê de Desenvolvimento Sustentável do Grupo Pão de Açúcar, o Sustainable Living Plan Council da Unilever global e o Sustainability External Advisory Council da Dow Chemical global. É membro do Multistakeholder Advisory Council de dois programas da UNEP (United Nations Environmental Program): o CI-SCP (Programa de Informação ao Consumidor sobre Produção e Consumo Sustentáveis) e o SLEP (Programa de Estilos Sustentáveis de Vida e Educação), ambos do 10YFP (10 Year Framework of Programmes on Sustainable Production and Consumption). É membro do Conselho de Administração da Fundação OSESP e do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta. Foi durante 5 anos membro do Conselho de Consumo Sustentável do Fórum Econômico Mundial. Foi idealizador, um dos fundadores e é, atualmente, Diretor Presidente do Instituto Akatu.
  •  
  • Diretora-executiva
    Renata A Soares
  • Renata A Soares tem quase 20 anos de experiência profissional, apresentando uma combinação seleta de experiência empresarial, no terceiro setor e em gestão de pessoas. Desenvolveu capacidade analítica e estratégica nos cinco anos de McKinsey, conheceu o lado empresarial ao trabalhar para DuPont, Votorantim e Philips e o do terceiro setor como Chief Marketing Officer do WWF-Brasil e ao acompanhar o trabalho da Ashoka por mais de 10 anos, cinco dos quais na parceria Ashoka-McKinsey. A gestão de pessoas foi aperfeiçoada ainda pelo trabalho com o teatro, ao se formar atriz profissional pelo Teatro Escola Célia Helena com especialização no Teatro de Moscow. Formada em Administração de Empresas pela FGV - Fundação Getúlio Vargas, como primeira aluna do curso de graduação, e também em Filosofia pela USP - Universidade de São Paulo. Depois de 6 anos de experiência profissional, fez um dual degree na University of Michigan ao cursar o MBA - Master of Business Administration na Stephen M. Ross School of Business e o Master of Science in Sustainable Systems na School of Natural Resources, onde graduou-se com distinção.
  •  
  • Diretores adjuntos
  • Rafael Henrique Rodrigues
    Rafael Henrique é engenheiro, designer de sustentabilidade e empreendedor Social. Tem formação técnica em eletrônica, graduação superior em engenharia eletrotécnica, e pós-graduação em Empreendedorismo e Novos Negócios. Trabalhou por 10 anos na área de projetos de automação industrial e análise de riscos patrimoniais para grandes plantas no Brasil e América Latina. Dedica-se ao tema sustentabilidade desde 2006, abordando a aplicação integral deste conceito em diversas áreas de estudo. Em 2010 se especializou em design para sustentabilidade pelo programa Gaia Education (GEESE / UNESCO) e no início de 2011 abriu mão da carreira no setor privado para se dedicar integralmente ao desenvolvimento e integração de sistemas na área, atuando desde então como diretor-presidente do Instituto S.O.S. (Sistemas Organizados para Sustentabilidade). Recebeu prêmios nacionais internacionais, com destaque para o YouthActionNet® Laureate Global Fellowship 2012 que reconhece anualmente 20 jovens empreendedores de reconhecido impacto ao redor do mundo.

    Ruy Lindenberg
  • Sócio e VP de Criação da Leo Burnett Tailor Made, cursou a EAESP da FGV e fez MBA na Steinbels-Hochschule-Berlin. Trabalhou como redator em algumas das melhores agências do país. Possui os mais importantes prêmios nacionais e internacionais e faz parte do Hall da Fama do Clube de Criação de São Paulo. Criou as campanhas Bonita Camisa, Fernandinho; Cachorrinho da Cofap; Visa 2004; e foi Diretor de Criação da campanha Novo Uno, um dos lançamentos de maior sucesso na indústria automobilística nos últimos anos. Tem sido jurado frequente em festivais internacionais como Cannes, Clio, Young Guns, Effie, El Ojo, FIAP e outros.
     
  • Assistente da Presidência
    Mariana de Oliveira Preto
    Formada em sistemas de informação com MBA em gestão empresarial pela Fundação Getulio Vargas, certificações PMP, PMD-Pro e PSM. Possui 10 anos de experiência em Gestão e Planejamento de Projetos e Escritório de Projetos, com atuação nas áreas de Governança e Controlling de TI, PMO Central e Excelência Operacional em empresas multinacional e nacional de grande porte, indústria e varejo e no terceiro setor. Experiência em gestão de equipes, coaching para líderes de projetos, condução e gestão de mudanças organizacionais e culturais, revisão e criação de processos e modelos de negócio e negociações em ambientes multiculturais.
  •  
  • Secretária da Presidência
    Raíza dos Santos Inácio
    Raíza dos Santos Inácio, secretária da Presidência.

Gerência de Conteúdos e Metodologias

  • Virgínia Antonioli
    Virginia Antonioli, analista de conteúdos e metodologias, é formada em Gestão Ambiental pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, e graduanda em Engenharia Ambiental pela Universidade Anhembi Morumbi. Trabalhou no INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais -, na unidade de monitoramento do Cerrado, e na área de sustentabilidade corporativa da multinacional BASF.

Gerência de Processos e Financeiro

  • Diego Schultz
    Diego Schultz, gerente de processos e financeiro, é publicitário formado em Comunicação Social pela ESPM, especialista em comunicação corporativa também pela ESPM e com MBA em Gestão de sustentabilidade pela FGV. Trabalhou na área de marketing e agências de publicidade por 5 anos antes de ingressar no terceiro setor em 2009. Em 2013 assumiu a área de gestão de projetos e propostas do Akatu, hoje é responsável pela gestão de projetos, gestão das propostas e área administrativo-financeira.
     
  • Loris Ohannes Bezirganian
    Loris Ohannes Bezirganian, coordenadora da área administrativa-financeira, é formada em administração de empresas com MBA em finanças pelo Insper. Há 10 anos atuando em áreas de controladoria e finanças, tem passagens pela Cargill Agrícola, Ald automotive, Flow executive finders, em empresas multinacionais - com projetos de reestruturação e automatização de processos financeiros -, e em start-ups, como coordenadora financeira.

    Laura Sousa
    Laura Sousa, auxiliar administrativa, é graduanda em relações internacionais, com 4 anos de experiência na área administrativa e de atendimento.

Gerência de Comunicação

  • Cristiane Parmigiani
  • Gerente de comunicação.
  •  
  • Daniel Montalde Limas
  • Daniel Montalde Limas, analista de comunicação institucional, é formado em jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e pós-graduado em Gestão Estratégica da Sustentabilidade e da Governança Corporativa, pelo Mackenzie. Formado há 15 anos, já desenvolveu trabalhos de assessoria de imprensa, comunicação interna e mídias sociais para instituições do Terceiro Setor, como GIFE, IDEC, Laramara, Fundação Bunge, SOS Mata Atlântica, entre outras, além de empresas como, Natura, Santander, Catho Online e clientes da agência digital Espiral Interativa, como DHL Supply Chain, Vida Mais Livre, Sapatos CNS, Jacobs Douwe Egberts e Beneficiência Portuguesa.
  •  
  • Kátia Arima
  • Kátia Arima, coordenadora de comunicação digital, é formada em jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Com 15 anos de experiência em redação, trabalhou como repórter especializada em Tecnologia no jornal O Estado de S.Paulo e foi editora da revista INFO e do portal de turismo Viajeaqui, na Editora Abril. Já colaborou com a revista Época e com a revista Galileu, ambas da Editora Globo, com o jornal Folha de S.Paulo e com o portal G1.com.br. Na agência de publicidade Ampfy, atuou como community manager de mídias sociais, responsável pelo conteúdo e interação de marcas como Philips, Sony Mobile, Maybelline NY e ProXXIma.

  • Levi Guimarães Luiz
  • Levi Guimarães, analista de comunicação digital, é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Com 12 anos de experiência em redação, trabalhou como repórter e editor especializado em Esportes em veículos de diferentes mídias, como TV Globo, TV Gazeta, Rádio Jovem Pan, Yahoo! e Portal iG. Foi correspondente da Jovem Pan e do iG por um ano na África do Sul.
     

Gerência de Desenvolvimento de Parcerias

  • Daniela Isnidarci Salatini Moretto
    Daniela Isnidarci Salatini Moretto, coordenadora de desenvolvimento de parcerias, trabalha há mais de 10 anos com comunicação e marketing. É formada em Publicidade e Propaganda, com pós-graduação em Administração de Marketing pela FAAP e MBA em Gestão de Marketing Estratégico pela USP. Ingressou no terceiro setor em 2010, com passagem pelo WWF-Brasil e GRAACC, com atuação na gestão do relacionamento corporativo e planejamento de estratégias de captação de recursos.
  •  
  • Chayanne Silva
  • Chayanne Silva, auxiliar financeira, é técnica em administração de empresas e contabilidade, com 3 anos de experiência na área administrativa e financeira.
  •  

Gerência de Educação

  • Denise Conselheiro
    Denise Conselheiro, coordenadora do Edukatu, é jornalista e bacharel em direito, pós-graduada em relações internacionais, com nove anos de experiência em projetos de comunicação voltados a causas sociais e ambientais, especialmente relacionados a direitos humanos, direitos de crianças e adolescentes e meio ambiente, em organizações do terceiro setor como Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, Conectas Direitos Humanos e Ceats/FIA-USP.

  • Fernando Martins Pereira
    Fernando Martins, analista pleno de educação, é formado em Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado em Ciências Ambientais pela PUC Minas. Atua há mais de 6 anos como educador social e ambiental, principalmente em organizações do terceiro setor, como o Instituto Paulo Freire. Possui experiência em ações envolvendo diversos públicos, especialmente em processos de formação continuada junto a profissionais da educação e no desenvolvimento de projetos em unidades educacionais.
     
  • Luciana Vilas Boas
  • Luciana Vilas Boas, analista júnior de educação, é pedagoga, com pós-graduação em Projetos Sociais: Gestão e Perspectivas pelo Senac. Formação complementar em "Diagnóstico Socioterritorial: uma ferramenta para gestão de políticas sociais", "Educomunicação na perspectiva" do Núcleo de Comunicação e Educação (USP) e "Criança e Consumo Sustentável" (MMA). Atuou com projetos de geração de trabalho e renda, formação inicial e continuada e educação de jovens e adultos na Fundação Bradesco.
  •  
  • Natália Freitas
    Natália Freitas, estagiária de educação do Instituto Akatu, é jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou com comunicação corporativa, assessoria de imprensa e trabalhou nos portais Setor3  e ARede Educa. É voluntária há cinco anos nos Escoteiros do Brasil, organização de educação não formal.
Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...