Publicações

03 mai 2013

Pesquisa Akatu 2012: Rumo à Sociedade do Bem-Estar

Assimilação e Perspectivas do Consumo Consciente no Brasil | Percepção da Responsabilidade Social Empresarial pelo Consumidor Brasileiro

Trata-se da oitava edição da série de publicações sobre Responsabilidade Social Empresarial – Percepção pelo consumidor brasileiro, realizada desde 2000. O levantamento retrata um consumidor brasileiro que, mesmo em um clima econômico de mais consumo, mantém inalterados seus comportamentos cotidianos de consumo consciente, tem mais interesse e maior conhecimento sobre sustentabilidade e sobre Responsabilidade Social Empresarial e está mais crítico e exigente sobre as práticas das empresas nestas áreas. A pesquisa, que contou com patrocínio do Grupo Pão de Açúcar, Natura, Nestlé e Unilever, entrevistou 800 pessoas com mais de 16 anos, de todas as classes sociais e de 12 capitais e/ou regiões metropolitanas de todo o País.
 

03 mai 2013

Sumário de Conclusões da Pesquisa Akatu 2012: Rumo à Sociedade do Bem-Estar

Trata-se do Sumário com as principais conclusões da oitava edição da série de publicações sobre Responsabilidade Social Empresarial – Percepção pelo consumidor brasileiro, realizada desde 2000. O levantamento retrata um consumidor brasileiro que, mesmo em um clima econômico de mais consumo, mantém inalterados seus comportamentos cotidianos de consumo consciente, tem mais interesse e maior conhecimento sobre sustentabilidade e sobre Responsabilidade Social Empresarial e está mais crítico e exigente sobre as práticas das empresas nestas áreas. A pesquisa, que contou com patrocínio do Grupo Pão de Açúcar, Natura, Nestlé e Unilever, entrevistou 800 pessoas com mais de 16 anos, de todas as classes sociais e de 12 capitais e/ou regiões metropolitanas de todo o País.

14 dez 2010

Pesquisa 2010 - O Consumidor Brasileiro e a Sustentabilidade

Atitudes e Comportamentos frente o Consumo Consciente, Percepções e Expectativas sobre a Responsabilidade Social Empresarial

Da série “Responsabilidade Social das Empresas - Percepção do Consumidor Brasileiro”, esta pesquisa mostra que fatia dos consumidores conscientes permanece em 5% da população brasileira. Entretanto, houve crescimento (de 25% para 37%) do segmento mais distante do consumo consciente, o grupo chamado de “indiferente”. Outro desafio é traduzir o termo sustentabilidade para o dia-a-dia dos brasileiros, 56% dizem que nunca ouviram falar.

 

A pesquisa foi realizada por iniciativa dos institutos Akatu e Ethos, com patrocínio de Bradesco, Faber Castell, Santander e Walmart e executada pela GfK.

 

Lançamento: 2010

 

14 dez 2010

Sumário de Conclusões da Pesquisa 2010 - O Consumidor Brasileiro e a Sustentabilidade

Atitudes e Comportamentos frente o Consumo Consciente, Percepções e Expectativas sobre a Responsabilidade Social Empresarial

 

Apresenta as principais conclusões da pesquisa 2010, que compõe a série “Responsabilidade Social das Empresas - Percepção do Consumidor Brasileiro”. O levantamento mostra que fatia dos consumidores conscientes permanece em 5% da população brasileira. Entretanto, houve crescimento (de 25% para 37%) do segmento mais distante do consumo consciente, o grupo chamado de “indiferente”. Outro desafio é traduzir o termo sustentabilidade para o dia-a-dia dos brasileiros, 56% dizem que nunca ouviram falar. A pesquisa foi realizada por iniciativa dos institutos Akatu e Ethos, com patrocínio de Bradesco, Faber Castell, Santander e Walmart e executada pela GfK.

 

Lançamento: 2010

15 mar 2009

Estilos Sustentáveis de Vida: resultados de uma pesquisa com jovens brasileiros - 2009.

Aplicada no Brasil pelo Instituto Akatu em parceria com a Ipsos Public Affairs, a pesquisa mapeou a maneira como os jovens percebem, imaginam e compartilham as práticas sustentáveis e buscou identificar como incorporar práticas sustentáveis ao estilo de vida deste público. A pesquisa faz parte de um mapeamento mundial, denominado Global Survey on Sustainable Lifestyles, coordenado pelo PNUMA.

15 mar 2005

Sumário Pesquisa 2006 e 2007 - RSE - Percepção do Consumidor Brasileiro.

Sumário da pesquisa realizada pelos Institutos Akatu e Ethos e Market Analysis Brasil, patrocinada pelo Grupo Carrefour, que revela como o consumidor brasileiro percebe o papel social das empresas, com dados coletados em novembro de 2005 e novembro de 2006. Atualiza os dados da Pesquisa RSE - Percepção do Consumidor Brasileiro 2005.

15 mar 2005

Como e por que os brasileiros praticam o consumo consciente? - Pesquisa Akatu nº7.

A pesquisa "Como e por que os brasileiros praticam o consumo consciente?" é a sétima edição de uma série realizada pelo Instituto Akatu para retratar o estágio em que se encontra a assimilação do consumo consciente no Brasil.

15 mar 2005

Como e por que os brasileiros praticam o consumo consciente? Sumário e Conclusões da Pesquisa Akatu

Resumo da pesquisa "Como e por que os brasileiros praticam o consumo consciente?" realizada pelo Instituto Akatu com o objetivo de revelar o estágio em que se encontra a assimilação do consumidor brasileiro em relação ao consumo consciente.

15 mar 2005

Percepção do Consumidor Brasileiro - Pesquisa 2005.

Última edição de uma série de estudos realizados desde 1999 e a primeira a comparar em profundidade os dados apurados no Brasil com números de outros países.

15 mar 2005

Responsabilidade Social Empresarial: o que o consumidor consciente espera das empresas.

Este estudo fez, pela primeira fez, um ranking da importância dada pelo consumidor em relação a 60 práticas e políticas emblemáticas da Responsabilidade Social das Empresas Brasileiras: as Referências Akatu-Ethos.

15 mar 2005

Consumidores Conscientes: o que pensam e como agem.

Pesquisa realizada no início de 2005 revela que os brasileiros com maior grau de consciência de consumo são mais ativos em prestigiar empresas que praticam a responsabilidade social do que em punir aquelas que não são socialmente responsáveis.

15 mar 2005

Descobrindo o Consumidor Consciente.

Analisa o consumidor brasileiro segundo seu grau de consciência no consumo.

15 mar 2005

O Consumidor Brasileiro e a Construção do Futuro.

A pesquisa "O Consumidor Brasileiro e a Construção do Futuro" foi preparada com exclusividade para o Instituto Akatu pela GfK Pesquisa de Mercado sobre os hábitos do consumidor brasileiro.

15 mar 2005

Os jovens e o consumo sustentável.

A pesquisa busca identificar a sensibilidade e a consciência dos jovens sobre a finitude dos recursos naturais e sua responsabilidade com relação ao futuro da saúde do planeta.

15 mar 2004

RSE - Percepção e Tendências do Consumidor - 2004.

Iniciativa conjunta do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente e do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social em parceria com o Instituto de Pesquisa de Mercado GfK Indicator.

15 mar 2002

RSE - Percepção e Tendências do Consumidor - 2002.

Por iniciativa conjunta do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e da Indicator Pesquisa de Mercado, foi realizada, no Brasil, a terceira rodada da pesquisa.

15 mar 2001

RSE - Percepção e Tendências do Consumidor - 2001.

Por iniciativa conjunta do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, do jornal Valor Econômico e da Indicator Opinião Pública, foi realizada, no Brasil, a pesquisa Responsabilidade social das empresas - Percepção do consumidor brasileiro.

15 mar 2000

RSE - Percepção e Tendências do Consumidor - 2000.

Relatório editado pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, analisando os resultados da pesquisa realizada em parceria com o jornal Valor Econômico, e conduzida pela Indicator Opinião Pública, no Brasil.

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