Ações de Apoiadores

Walmart passa a vender hortifrútis só de produtores inseridos em seu programa de gestão de risco

Desde janeiro, somente produtores rurais inseridos no Programa 3P de Qualificação de Fornecedores de Hortifruti do Walmart fornecem à rede de supermercados.

O sistema prevê auditoria de fornecedores e análise de resíduos de agrotóxicos, além da rastreabilidade de frutas, legumes e verduras. Mais de 550 fornecedores já fazem parte do programa.

No Programa 3P, as auditorias acontecem no campo e são baseadas em Boas Práticas Agrícolas (BPA) e outros requisitos de sistemas de gestão de segurança dos alimentos voltados à produção primária. Dessa forma, o processo também reduz outros perigos físicos, químicos e microbiológicos, e não só os agrotóxicos não autorizados ou acima do limite máximo permitido.

O Programa de Qualificação de Fornecedores de Alimentos do Walmart segue o modelo GFSI (Global Food Safety Initiative), padrão de segurança de alimentos.
As amostras são coletadas nos Centros de Distribuição do Walmart ou nas lojas. As análises são realizadas pela WQS, empresa parceira do Walmart, responsável também pelas auditorias. Os produtos são analisados para identificação de resíduos de agrotóxicos em laboratórios reconhecidos pela NBR ISO/IEC 17025 e pelo Ministério da Agricultura (Mapa) e habilitados pela Anvisa.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar
Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...