Por que a questão “água nas cidades” no Dia Mundial da Água?

Alguns fatos importantes explicam o tema da campanha 2011 da ONU

Confira os dados que levaram a ONU a focar o tema da campanha deste ano nas áreas urbanas:

 

  • A cada segundo, as áreas urbanas ganham dois novos moradores.
  • Por mês, cinco milhões de pessoas se unem à população urbana nos países em desenvolvimento.
  • 95% do crescimento da população urbana nas próximas décadas acontecerá nos países em desenvolvimento.
  • Na África e na Ásia, a população urbana dobrará entre os anos 2000 e 2030.
  • 827,6 milhões de pessoas vivem em assentamentos informais e, muitas vezes, sem o acesso adequado à água potável e instalações sanitárias.
  • 27% da população ...

Declaração Universal dos Direitos da Água

Proteger a água é necessidade vital e obrigação moral do homem para com suas gerações

Em 22 de março de 1992, no encontro da ONU na “Rio 92”, a organização sugeriu um dia comemorativo para a água (a data foi oficializada um ano depois) e redigiu um documento em defesa a este bem mundial. O manifesto se tornou um marco e recebeu o nome de "Declaração Universal dos Direitos da Água".

Leia o texto na íntegra:

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de ...

Água deverá faltar para 3 bilhões em 2025

Projeções para disponibilidade de água potável no futuro, um dos temas mais debatidos no Fórum Social Mundial, são pessimistas

Comentário Akatu: É necessário repensar o uso da água. Além de evitar o desperdício, não tomando banhos demorados, não deixando a torneira aberta durante a lavagem da louça e a escovação dos dentes, não usando o vaso sanitário como lixo e não lavando o carro ou a calçada com mangueiras, entre outros cuidados, é preciso combater a poluição da mesma. A princípio, isto pode ser feito das maneiras mais simples; por exemplo, não jogue detritos nas ruas, em bueiros ou pelo ralo.

Dentro de 20 anos, o número de pessoas que ...

Exposição em São Paulo discute relação do homem com a água

Consumo consciente do recurso é um dos temas expostos; mostra ficará aberta para visitação no prédio da Oca do Ibirapuera até maio de 2011

Sem água, não há vida. O recurso é tão fundamental para a existência humana e de todos os organismos vivos que representa 94% de um feto de cinco meses, ou então, 91% de um alimento saudável como o brócolis. Mas é finito.

“Expusemos esses dados porque, acima de tudo, eles celebram a água e, portanto, a vida”, afirma Marcello Dantas, curador da Exposição Água na Oca, que estará aberta para visitação até o dia 8 de maio de 2001, no prédio da Oca do Ibirapuera, em São Paulo.

A mostra tem origem ...

Está cada vez mais difícil achar água potável

Em muitos lugares, mesmo onde a água ainda é abundante, a destruição ambiental tornou caro demais o seu uso

A tarefa de fornecer água de boa qualidade onde ela é necessária está se tornando cada vez mais difícil em todo o mundo. Nas últimas décadas, os países têm feito investimentos em infraestrutura para aliviar a escassez, mas até agora, na maioria dos casos, a resposta a essa questão deixou de considerar o problema suscitado pela deterioração que os recursos hídricos vêm sofrendo. Para enfrentar de forma efetiva o problema da crescente crise da água será preciso vincular o seu uso à atenção ao meio ambiente.

Em muitos lugares, mesmo onde a água ainda é ...

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...