Condomínios optam por medidores individuais de água

Demanda por hidrômetros é crescente, segundo empresas que fornecem sistemas de medição de consumo

Desde 2007, municípios brasileiros vem aprovando a lei que obriga a instalação de medidores individuais de água em condomínios novos. Hoje, a lei está em vigor em cidades como Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo. A medida gera, em média, uma economia de mais de 40% na fatura de água de cada residência ao final do mês, segundo Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (Aabic).

Essa avaliação é possível, principalmente, devido à comparação de gastos com água em condomínios construídos com medidores coletivos e que, posteriormente, ...

Gisele Bündchen aconselha: "faça xixi no banho"

Top model dá a dica na campanha “Tome uma atitude”, lançada em seu site oficial

A top model Gisele Bündchen aconselha as pessoas a fazer xixi no banho. A dica é apresentada no site oficial da modelo, que lançou a campanha “Tome uma Atitude”, em comemoração ao dia do Meio Ambiente (5 de junho).

E Gisele tem razão. Ao fazer xixi durante o banho diário, cada pessoa vai economizar pelo menos uma descarga por dia; são 12 litros por descarga segundo o site da modelo. Nas chamadas descargas econômicas, o reservatório acoplado ao vaso tem capacidade para seis litros de água.

Em um ano, a economia pode variar de 2.190 litros a 4.380 litros de ...

Demanda por água exige investimentos de R$ 12,75 bilhões por ano

Montante supera o valor que o governo federal deve gastar em 2007 com o custeio e os investimentos na área de Educação

No Brasil, 20% da população mais rica tem acesso à água e saneamento em níveis comparáveis ao dos países desenvolvido, enquanto os 20% mais pobres têm acesso mais baixo que no Vietnã, segundo Relatório de Desenvolvimento Humano 2006 do Programa das Nações Unidas para o  Desenvolvimento (PNUD).

Os dados revelam que a desigualdade envolve até mesmo um bem aparentemente tão abundante como a água, especialmente no país que conta com o maior volume de água doce disponível do mundo, tendo 12% de toda a reserva mundial. A vazão média anual dos ...

Economia de água começa com a mudança de atitude

Ações simples do dia-a-dia, como reduzir o tempo do banho ou fechar a torneira ao escovar os dentes, são fundamentais

A água é um recurso natural não-renovável e tem valor social e ambiental. Além disso, o acesso aos recursos hídricos é limitado e desigual em todo o mundo. Mesmo no Brasil, o número de pessoas sem acesso à água de qualidade é de 22 milhões, segundo o IBGE o que provoca doenças, principalmente às crianças, e impede o desenvolvimento social e econômico das pessoas e das comunidades afetadas pela falta de água de boa qualidade.

Além das más condições de vida que a falta de água proporciona, seus efeitos ...

Ter dinheiro não é o suficiente para escapar da falta de água

Relatório do WWF mostra que escassez do recurso afeta países ricos. O uso consciente da água é a melhor alternativa

O relatório “Países ricos, pobre água” mostra a crise de abastecimento de água como um problema global, que afeta inclusive os países ricos. O estudo, lançado na semana passada pela Rede WWF, contraria a crença de que os problemas da escassez do recurso natural atinjam somente os países pobres. Japão, EUA, Austrália, Espanha e algumas áreas do Reino Unido já começam a sentir os efeitos combinados das mudanças climáticas, infra-estrutura inadequada e desperdício de recursos hídricos.
 
O lançamento do estudo antecedeu a Semana Mundial da Água, em Estocolmo, que ...

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...