Orgânicos 32 matérias disponíves

Comunidades na Suíça cultivam hortas urbanas

Os cultivos em áreas urbanas servem como incentivo para aqueles que desejam ter suas próprias plantações

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hortas urbanas em Genebra, na Suíça. Crédito: Yann Arthus-Bertrand/Divulgação

 

Comunidades na Europa estão, cada vez mais, investindo em hortas urbanas. Bons exemplos estão em Genebra, na Suíça. O O fotógrafo e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand capturou belas imagens dessas pequenas plantações na Avenida de Crozet (veja foto acima, divulgada no portal Ciclovivo). Além da beleza estética, essas fotografias servem como incentivo para comunidades que desejam ter suas próprios cultivos.

Yann explica, em seu site,  que as hortas urbanas começaram a ganhar força na Europa durante o século 19. O físico alemão Moritz Schreber foi o grande responsável ...

Hortas Comunitárias Urbanas na periferia de SP ampliam acesso a orgânicos a baixo custo

Conheça o projeto da ONG Cidades sem Fome, em parceria com a pizzaria Carlos Pizza, na Zona Leste da capital paulista

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Crédito: Cidades sem Fome/Divulgação

 

A ONG Cidades sem Fome está desenvolvendo um projeto de Hortas Urbanas Comunitárias na periferia da Zona Leste de São Paulo. Os cultivos são feitos em terrenos públicos e privados, cedidos por órgão públicos ou empresas, e administradas por moradores da região, que são capacitados pela organização. Essas plantações têm contribuído para gerar renda para as famílias que cuidam desses espaços, além de serem centros de venda de orgânicos para todas essas comunidades a preços acessíveis – muitas vezes, mais baratos do que nas feiras livres.

Recentemente, a ONG fechou uma parceria com ...

Projeto incentiva cultivo de alimentos orgânicos nas calçadas em cidades dos EUA

A ideia dos idealizadores é que as pessoas tornem-se menos dependentes do atual sistema agrícola norte-americano

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Crédito: Divulgação

 

Já pensou cultivar verduras num cantinho de rua? O grupo Food is Free Project criou um projeto que incentiva a produção de pequenas hortas urbanas nos Estados Unidos. A ideia nasceu em Austin, Texas, mas já está se espalhando em outras regiões do país.

O objetivo do projeto é que as pessoas tornem-se menos dependentes do atual sistema agrícola: plantem alimentos em frente de suas residências, ofereça gratuitamente e convide os vizinhos a fazerem o mesmo – fortalecendo os laços na comunidade.

“Menos de 3 meses depois, a maioria dos vizinhos começaram a cultivar hortas comunitárias ...

Aplicativo gratuito dá dicas sobre o cultivo de horta caseira

A ferramenta Plantit traz informações sobre 28 frutas, hortaliças e ervas que podem ser plantadas em casa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Crédito: Divulgação

 

Já pensou plantar morangos no jardim de sua casa? Ou cultivar vasinhos de coentro na varanda do apartamento? Parece difícil mas não é. Um aplicativo gratuito, lançado por uma startup de Portugal, ensina a produzir hortas caseiras. É o Plantit – Horta em Casa. O app dá informações e dicas práticas sobre o cultivo de 28 variedades de hortaliças, frutas e ervas aromáticas. Além de ser uma prática sustentável, também contribui para a melhoria dos hábitos alimentares, já que os alimentos são produzidos sem agrotóxicos.

Como funciona o aplicativo? Ao clicar na planta escolhida, o usuário ...

GPS mostra feiras, lojas, hortas comunitárias e restaurantes orgânicos

O aplicativo, que tem o nome de Responsa, ainda alerta ao usuário sobre as iniciativas mais próximas de onde ele estiver

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Crédito: Reprodução/Responsa

 

Instituto Kairós e a Cooperativa Eita lançaram um aplicativo destinado exclusivamente ao consumo responsável: o Responsa. Ele é uma versão do Waze, que reúne em um só mapa: restaurantes (que usam ingredientes orgânicos), feiras e lojas (de produtos justos, orgânicos e veganos), hortas comunitárias, grupos de consumo responsável e outras experiências de agroecologia, educação alimentar e economia solidária.

A ferramenta é gratuita e permite que consumidores e produtores possam encontrar produtos, serviços e experiências educativas pelo GPS, marcar encontros e indicar novos pontos que ainda não estejam mapeados.

“A ...

Destaques

Categorias

Teste do Consumo Consciente

 

 

Você sabe como seu poder  de consumidor pode influenciar a sua vida e de todo o planeta?

 

O Teste do Consumo Consciente do Instituto Akatu responde a essa pergunta. Ele é uma ferramenta que avalia o grau de consciência de pessoas ou comunidades quando consomem e oferece caminhos para que todos possam se tornar consumidores mais conscientes, numa jornada em busca do bem-estar para você, a sociedade e toda a vida no planeta.

Descubra que tipo de consumidor você é!

 

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...