Huffington Post faz campanha contra o desperdício de alimentos

Portal agregador de blogs e notícias reúne informações para conscientizar a população

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O agregador de notícias Huffington Post lançou uma campanha para chamar atenção para o desperdício de alimentos. A campanha foi chamada de “Reclaim”, que significa “recuperar” o que foi perdido. Segundo o veículo, o significado é dúbio: a ideia é recuperar o poder dos cidadãos para conduzir uma mudança real na sociedade e recuperar o amor pela comida.

Um terço dos alimentos produzidos vai parar no lixo, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), enquanto cerca 800 milhões de pessoas não consome comida suficiente para ter uma vida ativa com saúde.

O desperdício ...

Edukatu lança animação que estimula o combate ao desperdício de alimentos

Animação apresenta dicas práticas e simples para um melhor aproveitamento dos alimentos

Em todo o mundo, o desperdício de alimentos é um tema que merece muita atenção. Esse desperdício acontece em todo o ciclo do alimento, da produção até nas nossas casas. Essa é uma das reflexões propostas pela nova animação do Edukatu (www.edukatu.org.br), plataforma gratuita e aberta de aprendizagem sobre consumo consciente, que relata de forma lúdica e simples o ciclo de desperdício dos alimentos e dá ótimas dicas para enfrentarmos esse grave problema.
 
Só no Brasil, um terço dos alimentos é desperdiçado. Isso acontece na colheita, no armazenamento, no transporte e no consumo. Isso significa que desperdiçamos água, sementes, trabalho, ...

Como alimentar cada vez mais pessoas de modo sustentável?

Vídeo da agência da ONU sobre alimentação e agricultura aborda Intensificação Sustentável da Produção Agrícola

Comentário Akatu: Há comunidades e mercados que dependem da exploração dos recursos naturais. Sem controlar a maneira de utilizar esses recursos, não haverá a renovação sustentável dos mesmos, impactando negativamente nos meios de subsistência das pessoas, na dinâmica das economias que tiram seu sustento dos ecossistemas e até mesmo na segurança alimentar e nutricional de todo o planeta. Por isso, um investimento na gestão dos ecossistemas deve incluir também iniciativas que impeçam tais impactos de acontecer, como é o caso Intensificação Sustentável da Produção Agrícola (ISPA), mencionada na reportagem abaixo. É importante também que o consumidor, ao comprar um produto de ...

O reconhecimento crescente da agricultura familiar no desenvolvimento sustentável

Os agricultores familiares são responsáveis pela produção da grande maioria dos alimentos consumidos no mundo, mas representam a maior parte das pessoas famintas do planeta

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Agricultora no Butão - Crédito: Asian Development Bank/Creative Commons

 

O acesso à terra e aos recursos naturais é extremamente desigual: 475 milhões dos 570 milhões de fazendas no planeta têm extensão de 2 hectares ou menos e representam apenas 12% da superfície agrícola. Além disso, as populações rurais nos países em desenvolvimento representam cerca de três quartos da população mundial extremamente pobre e costumam ser as mais afetadas por choques ambientais.

A edição especial recém-lançada da revista “Policy in Focus” sobre Políticas Públicas para a Agricultura Familiar no Sul Global visa a dar continuidade ao Ano Internacional da ...

Coca-cola, Ambev e PepsicCo suspendem venda de refrigerante a escolas para crianças até 12 anos

A política valerá para as cantinas que compram diretamente das fabricantes e de seus distribuidores

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Empresas reconhecem que crianças menores de 12 anos não têm maturidade para tomar escolhas de consumo - Crédito: Creative Commons/Valeri Pizhanski

 

A partir de agosto, a Coca-Cola Brasil, a Ambev e a PepsiCo Brasil deixarão de vender refrigerante a escolas para crianças até 12 anos (ou com maioria de crianças de até essa idade). Serão vendidos apenas água mineral, suco de 100% de fruta, água de coco e bebidas lácteas que atendam a critérios nutricionais específicos.

“A obesidade é um problema complexo, causado por muitos fatores, e as empresas de bebidas reconhecem seu papel de ser parte da ...

Destaques

Categorias

Teste do Consumo Consciente

 

 

Você sabe como seu poder  de consumidor pode influenciar a sua vida e de todo o planeta?

 

O Teste do Consumo Consciente do Instituto Akatu responde a essa pergunta. Ele é uma ferramenta que avalia o grau de consciência de pessoas ou comunidades quando consomem e oferece caminhos para que todos possam se tornar consumidores mais conscientes, numa jornada em busca do bem-estar para você, a sociedade e toda a vida no planeta.

Descubra que tipo de consumidor você é!

 

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...