2ª edição do Menu Sustentável traz gastronomia saudável para São Paulo e Brasília

Mais de 100 restaurantes vão oferecer culinária saudável e sustentável nas duas capitais, de 25 de agosto a 7 de setembro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vem aí a segunda edição do Menu Sustentável. Com mais de 100 restaurantes participantes, o evento acontece, simultaneamente, em duas cidades: São Paulo e Brasília, entre 25 de agosto e 7 de setembro de 2014. Os realizadores são os mesmos do Restaurant Week. Quem gosta de boa gastronomia poderá saborear as mais variadas receitas, criadas especialmente para combater o desperdício e mostrar ao público práticas conscientes na cozinha. Em São Paulo, a programação faz parte da Virada Sustentável.

O desafio de cada chef é preparar um cardápio criativo e que imprima seu estilo aos pratos, ...

Consulta pública sobre rótulos de alimentos alergênicos termina no dia 18

Consulta trata das informações que devem estar disponíveis nos rótulos sobre alimentos, ingredientes, aditivos alimentares, coadjuvantes de tecnologia e matérias-primas embalados na ausência dos consumidores

Comentário Akatu: ler o rótulo de um produto antes de decidir uma compra faz parte da lista de comportamentos que indicam o consumo consciente. Se por um lado é importante que as pessoas tenham esse hábito de analisar os rótulos, por outro é essencial que as empresas divulguem essa informação de forma clara e completa. No caso dos produtos alimentícios, a rotulagem deve atender ao público alérgico, como defende o movimento Põe no Rótulo (leia o texto abaixo), de forma a garantir a segurança de quem consome o produto.

 

A consulta pública sobre a norma de rotulagem de alimentos que têm substâncias ...

Excesso de sal mata mais de 1,6 milhão de pessoas no mundo

Consumo alto de cloreto de sódio aumenta a pressão arterial, o que é um risco para doenças cardiovasculares e AVC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Crédito: Creative Commons/ Kai Schreiber

 

O excesso de sal mata mais de 1,6 milhão de pessoas por ano em todo o mundo, mostra trabalho do Departamento de Ciências Nutricionais da Universidade Tufts, alertando que, em média, é consumido quase o dobro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

"Há evidências de que o consumo de altos níveis de cloreto de sódio aumentou a pressão arterial, o que é um grande risco para as doenças cardiovasculares e um acidente vascular cerebral, disse Darius Mozaffarian, presidente do departamento e principal autor do estudo, publicado no New England Journal ...

Agricultura urbana ganha espaço nas grandes cidades

Plantações são feitas principalmente em áreas que abrigam torres de eletricidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Horta comunitária Jardim do Takebe em Diadema-SP/Crédito: Divulgação Prefeitura de Diadema

 

O número de hortas em espaços vazios, mesmo numa grande metrópole, é uma prática comum e que gera renda a algumas famílias. “Os preços podem variar de acordo com a região e algumas pessoas chegam a viver exclusivamente desta atividade”, conta a cientista social, Michele Rostichelli. Na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, ela empreendeu um estudo para saber quem são as pessoas que produzem esses alimentos, as características destas famílias e suas origens.

Na pesquisa de mestrado Entre a Terra e o Asfalto: ...

Indústrias de alimentos reduzem mais de 1,2 mil tonelada de sódio em três produtos

Acordo entre Ministério da Saúde e Abia prevê redução de sódio em bisnaguinhas, pães de forma e macarrões instantâneos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

De 2011 para 2012, as indústrias de alimento conseguiram retirar 1.295 toneladas de sódio das bisnaguinhas, dos pães de forma e dos macarrões instantâneos. Esse foi o resultado de acordo entre o Ministério da Saúde e a Associação das Indústrias da Alimentação (Abia), que prevê queda de 1,8 mil tonelada dessa substância até o final de 2014, na produção.

De acordo com a diretora de Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, Deborah Malta, no período, houve redução de quase 11% no sódio da bisnaguinha e do pão de forma, e de mais de 15% no do ...

Destaques

Categorias

Teste do Consumo Consciente

 

 

Você sabe como seu poder  de consumidor pode influenciar a sua vida e de todo o planeta?

 

O Teste do Consumo Consciente do Instituto Akatu responde a essa pergunta. Ele é uma ferramenta que avalia o grau de consciência de pessoas ou comunidades quando consomem e oferece caminhos para que todos possam se tornar consumidores mais conscientes, numa jornada em busca do bem-estar para você, a sociedade e toda a vida no planeta.

Descubra que tipo de consumidor você é!

 

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...