11 dicas para minimizar o desperdício de alimentos dentro de casa

Veja o que você pode fazer para aproveitar melhor os alimentos

1.     Faça o cardápio da semana
Planejar o cardápio da semana, definindo como serão as refeições diárias, permite planejar as compras semanais e evitar desperdícios. O maior desperdício doméstico verifica-se em frutas, legumes e verduras, ou seja, nos produtos típicos das compras semanais. 
 
2.     Não se preocupe com a aparência dos alimentos
Nas compras a granel (alimentos não embalados), não se deixe impressionar pelo aspecto “limpeza” de legumes e especialmente batatas. Saiba que a limpezados alimentos reduz seu tempo de vida, assim como pode contaminá-los com produtos tóxicos. Qualquer legume ou batata com ...

Na Flip, Michael Pollan defende alimentação saudável

Na Festa Literária Internacional de Paraty 2014, escritor e ativista norte-americano faz campanha contra a comida industrial

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: o escritor e ativista Michael Pollan - crédito: Ken Light/Divulgação

“Não coma nada que a sua avó não reconhecesse como comida.” Esta é uma das “regras da comida” de Michael Pollan, escritor e ativista norte-americano que participará da Flip 2014, Festa Literária Internacional de Paraty, que será realizada de 30 de julho a 3 de agosto em Paraty (RJ).

Pollan une política, literatura e ciência em sua cruzada contra a era da comida industrial. Ganhou fama com suas campanhas contra a junkie food, a agricultura predatória e o agronegócio, que contribuem para a degradação da alimentação na ...

Prêmio valoriza projetos que promovam melhoria de hábitos alimentares de estudantes

Edukatu, projeto de educação do Instituto Akatu, é parceiro do Prêmio Educação Além do Prato

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo criou o prêmio Educação Além do Prato, com objetivo de melhorar os hábitos alimentares dos alunos.

Para concorrer ao prêmio Educação Além do Prato, as escolas devem elaborar um projeto que consiste em duas partes: mobilização e receita culinária. Na primeira parte, da mobilização, será preciso engajar os merendeiros e a comunidade educativa em torno do tema da alimentação, conforme o regulamento. Na segunda parte, será preciso preparar uma receita culinária, segundo critérios e regras do concurso. Os projetos deverão ser desenvolvidos de maio a setembro.
Veja ...

Na Copa, cidades-sede têm quiosques com produtos de agricultores familiares

Campanha Brasil Orgânico e Sustentável abre dez quiosques nas cidades-sede do Mundial

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quiosque com produtos orgânicos de agricultores familiares no Rio de Janeiro que divulga os produtos durante a Copa do Mundo (Tomaz Silva/Agência Brasil)

 

Comentário Akatu: os impactos positivos de consumir produtos orgânicos vão além dos ganhos para a saúde e a nutrição. Quando o consumidor adota como critérios para a compra de alimentos não só o preço, mas também a qualidade, a origem e as informações sobre os impactos sociais e ambientais causados pelo produtor ou pelo fabricante, entre outros, pode trazer grandes benefícios também para a sociedade e para o meio ambiente. E essas pequenas ...

Estudo revela que 29% da população mundial está obesa ou acima do peso

Pesquisa da Universidade de Washington, nos EUA, mostra crescimento da obesidade em adultos e crianças

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O número de pessoas obesas e com excesso de peso aumentou de 857 milhões em 1980 para 2,1 milhões em 2013, 29% da população mundial, revelou um estudo publicado hoje na revista Lancet.

A taxa de obesidade e sobrepeso cresceu 27,5% no caso dos adultos e 47,1% nas crianças, concluíram os pesquisadores do Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME) da Universidade de Washington, nos Estados Unidos. Para o estudo, foram analisados dados de pessoas de 183 países. 

Mais de 50% das pessoas obesas ou com sobrepeso vive em 10 países: Estados Unidos, China, Índia, ...

Destaques

Categorias

Teste do Consumo Consciente

 

 

Você sabe como seu poder  de consumidor pode influenciar a sua vida e de todo o planeta?

 

O Teste do Consumo Consciente do Instituto Akatu responde a essa pergunta. Ele é uma ferramenta que avalia o grau de consciência de pessoas ou comunidades quando consomem e oferece caminhos para que todos possam se tornar consumidores mais conscientes, numa jornada em busca do bem-estar para você, a sociedade e toda a vida no planeta.

Descubra que tipo de consumidor você é!

 

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...