Como fisgar o consumidor para salvar espécies marinhas da sobrepesca

As dicas estão na entrevista abaixo com Cintia Miyaji, coordenadora de apoio pedagógico do núcleo acadêmico da Unimonte, da Anima Educação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Badejo é uma espécies ameaçada de extinção devido ao excesso de pesca. Crédito: Creative commons/Michael Wunderli

 

Comentário Akatu: a proteção de ecossistemas marinhos é fundamental para o meio ambiente e para todas as espécies de vida, incluindo os seres humanos, dada a interligação das mesmas por meio da cadeia alimentar. A iniciativa da Unimonte em divulgar gratuitamente o Guia de Consumo Responsável de Pescados colabora nesse sentido, trabalhando especificamente a educação do consumidor. Informá-lo sobre o que deve e o que não deve comprar e consumir (em casa ou fora de casa) e porque deve fazê-lo, sempre com ...

Hortas Comunitárias Urbanas na periferia de SP ampliam acesso a orgânicos a baixo custo

Conheça o projeto da ONG Cidades sem Fome, em parceria com a pizzaria Carlos Pizza, na Zona Leste da capital paulista

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Crédito: Cidades sem Fome/Divulgação

 

A ONG Cidades sem Fome está desenvolvendo um projeto de Hortas Urbanas Comunitárias na periferia da Zona Leste de São Paulo. Os cultivos são feitos em terrenos públicos e privados, cedidos por órgão públicos ou empresas, e administradas por moradores da região, que são capacitados pela organização. Essas plantações têm contribuído para gerar renda para as famílias que cuidam desses espaços, além de serem centros de venda de orgânicos para todas essas comunidades a preços acessíveis – muitas vezes, mais baratos do que nas feiras livres.

Recentemente, a ONG fechou uma parceria com ...

Embrapa lança página temática sobre perdas e desperdício de alimentos

Para contribuir com as discussões e estudos sobre produção e consumo sustentáveis de alimentos, a Empresa Brasileira de pesquisa Agropecuária (Embrapa) lança nesta semana, como parte das ações do Dia Mundial da Alimentação, a página temática perdas e desperdício de alimentos. O novo hotsite reúne uma seleção de publicações, soluções tecnológicas e projetos sobre o tema e disponibiliza ainda vídeos e notícias sobre desperdício de alimentos e assuntos correlatos.

Desde 2013, quando o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) lançaram a iniciativa Save Food, diversos países ...

Reduzir consumo de carne beneficia saúde, economia e meio ambiente

Estudo britânico analisou a relação entre a saúde e as emissões de gases de efeito estufa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Crédito: Creative commons/Defesa Agropecuária SP

 

Um estudo, feito por cientistas do departamento de sustentabilidade da Universidade de Oxford, mostrou que a redução do consumo global de carnes pode melhorar a saúde, o meio ambiente e também a economia. Segundo os autores, esta é a primeira vez que as análises sobre a influência na saúde e nas emissões de gases de efeito estufa foram relacionadas. A pesquisa foi publicada na revista científica PNAS e divulgada no portal Ciclovivo, em outubro.

A criação de gado afeta o meio ambiente de diferentes formas e ...

Projeto incentiva cultivo de alimentos orgânicos nas calçadas em cidades dos EUA

A ideia dos idealizadores é que as pessoas tornem-se menos dependentes do atual sistema agrícola norte-americano

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Crédito: Divulgação

 

Já pensou cultivar verduras num cantinho de rua? O grupo Food is Free Project criou um projeto que incentiva a produção de pequenas hortas urbanas nos Estados Unidos. A ideia nasceu em Austin, Texas, mas já está se espalhando em outras regiões do país.

O objetivo do projeto é que as pessoas tornem-se menos dependentes do atual sistema agrícola: plantem alimentos em frente de suas residências, ofereça gratuitamente e convide os vizinhos a fazerem o mesmo – fortalecendo os laços na comunidade.

“Menos de 3 meses depois, a maioria dos vizinhos começaram a cultivar hortas comunitárias ...

Destaques

Categorias

Teste do Consumo Consciente

 

 

Você sabe como seu poder  de consumidor pode influenciar a sua vida e de todo o planeta?

 

O Teste do Consumo Consciente do Instituto Akatu responde a essa pergunta. Ele é uma ferramenta que avalia o grau de consciência de pessoas ou comunidades quando consomem e oferece caminhos para que todos possam se tornar consumidores mais conscientes, numa jornada em busca do bem-estar para você, a sociedade e toda a vida no planeta.

Descubra que tipo de consumidor você é!

 

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...