Brasil é referência mundial no combate ao trabalho escravo, diz OIT

Ação conjunta dos diversos setores da sociedade no combate ao problema é apontada como fator decisivo para geração de resultados positivos

O Brasil detém o modelo mais avançado do mundo na luta contra o trabalho escravo e as ações implementadas têm impactos no mundo todo. Isso acontece porque os programas realizados aqui servem de referência para a grande maioria dos outros países que combatem este crime. A análise é da Organização Mundial do Trabalho (OIT) – Agência da ONU com sede em Genebra, na Suíça –, por meio de sua coordenadora do Programa de Ação Especial de Combate ao Trabalho Forçado, Caroline O´Relly.

A executiva participou do 3º Seminário Do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, realizado no dia ...

Carne de marca própria do Walmart permite consumidor rastrear origem do produto

Pelo código de barras, clientes podem consultar, pela internet, todo o processo da cadeia produtiva do alimento; até o final do ano, itens do hortifruti vão integrar o programa

O Walmart Brasil, parceiro estratégico do Akatu, está comercializando carne de marca própria “Campeiro”, que permite ao cliente saber, pelo site da empresa, todo o processo da cadeia produtiva do item por meio do código de barras disponível na embalagem. A iniciativa integra o programa “Qualidade Selecionada, Origem Garantida”, lançado pela empresa no início do mês, durante o Fórum do Varejo 2010, realizado em São Paulo.

Atualmente, apenas as lojas do Estado de São Paulo oferecem a carne e, segundo a empresa, até meados de setembro, o programa chega a todos os Estados do Brasil.

Na ...

Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção

Entidades criadoras: Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, UniEthos, Patri Relações Governamentais & Políticas Públicas, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Escritório das Nações Unidas Contra Drogas e Crime (UNODC) e o Comitê Brasileiro do Pacto Global.

O pacto: os signatários deste pacto assumem basicamente sete compromissos: (1) fazer as leis serem conhecidas internamente e cumpridas integralmente; (2) divulgar, orientar e responder as dúvidas sobre os princípios legais aplicáveis às atividades da empresa; (3) vedar terminantemente o suborno; (4) ao decidir financiar campanhas políticas, a empresa signatária do pacto deve fazê-lo de ...

Pacto Setorial da Madeira

Entidades criadoras: Fórum Amazônia Sustentável

O pacto: os signatários do Pacto Setorial da Madeira estão obrigados a financiar, distribuir e comercializar somente madeira certificada (ou que estejam em processo de regularização) e se comprometem a boicotar fornecedores que façam parte da Lista Suja do Trabalho Escravo do Ministério do Trabalho e/ou da Lista de Embargos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O Pacto da Madeira também prevê a mobilização, por parte dos signatários, para ampliar o número de adesões e a realização de campanhas de esclarecimento com seus consumidores ...

Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo

Entidades criadoras: Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Instituto Observatório Social, Repórter Brasil e Organização Internacional do Trabalho.

O pacto: prevê o cumprimento de diretrizes e procedimentos a serem adotados pelos signatários, assumindo assim o compromisso de cortar relações comerciais com fazendas e empresas envolvidas em casos de trabalho escravo e de promover o trabalho decente. Para satisfazerem esses requisitos, as empresas precisam fornecer documentos que evidenciam, entre outros, a não utilização de mão-de-obra escrava na cadeia produtiva dos produtos que comercializa.

Estão aptas a assinar o Pacto as ...

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...