Consumo Consciente

Cinco motivos para doar objetos

Passar para outras pessoas itens que não têm mais grande utilidade para você pode ser uma atitude que gera prazer

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escolha algumas roupas para doar. Crédito: Creative commons/Nandalina

 

Já pensou em fazer doações e promover a solidariedade? É uma forma de contribuir para a construção de uma sociedade sustentável focada no bem-estar. Mas nem sempre é uma tarefa muito fácil. Muitas vezes nos apegamos emocionalmente aos nossos objetos e mantemos eles em casa mesmo quando já não têm mais utilidade. Mas saiba que doar – além de liberar espaço nos armários e gavetas e ajudar outras pessoas –  também faz bem para a saúde do doador. Realizar doações estimula a região do cérebro que nos dá prazer. Mesmo assim, ainda não está convencido? Então veja aqui cinco motivos para doar objetos. As dicas são do portal eCycle.

1. Faz a gente parar de olhar pro próprio umbigo e olhar o mundo ao redor
Quando passamos coisas que já foram úteis para nós para outras pessoas, compartilhamos com elas um pouco de nossa história e damos novas oportunidades para pessoas com dificuldade financeira.

2. Sensação de generosidade
Tem coisa melhor do que saber que uma pequena ação que você fez vai melhorar a vida de outra pessoa? Então é só deixar a preguiça de lado e fazer um pequeno esforço para que alguém se divirta ou se esquente com um objeto que já não faz diferença pra você.

3. Reduz o consumo
Doar é bom para quem pratica a ação e para quem a recebe, pois além de liberar um pouco de espaço no seu armário, muitas vezes você passa para outra pessoa uma peça em perfeito estado, poupando ela de gastar dinheiro em uma peça nova.

4. Diminui a poluição e o descarte desnecessário
Nós estamos inseridos em uma cultura de desperdício constante e isso é muito prejudicial para o meio ambiente. Ao doar peças novas ou em bom estado, você evita que essas peças terminem no lixão. Se todos adotassem esse comportamento, os lixões e aterros sanitários teriam só materiais realmente descartáveis.

5. Ajuda na prática do desapego material
Quanto mais você se acostuma a doar objetos e roupas, mais você percebe que objetos materiais não são tão importantes assim na sua vida. Ao contrário, bem mais importante é aprender a valorizar a vida do outros e a ter empatia.

 

Leia mais:

Redes sociais estimulam a solidariedade e a troca de favores e gentilezas

Como doar o seu Imposto de Renda a projetos sociais?

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar
Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...