Descobrindo o consumidor consciente: uma nova visão da realidade brasileira

A pesquisa analisa o consumidor brasileiro de uma forma inédita: segundo seu grau de consciência no consumo

Apresentada no Dia Mundial do Consumidor (15 de março), o levantamento mostra que existe um segmento diferenciado entre os consumidores brasileiros: um grupo que se define exclusivamente por sua adesão às práticas do consumo consciente, e do qual fazem parte pessoas de todas as classes sociais, idade e grau de instrução.

A pesquisa definiu quem eram os consumidores conscientes a partir de treze comportamentos que pressupõem a consciência no ato de consumo de produtos, recursos naturais ou serviços. Alguns deles são: fechar a torneira enquanto escova os dentes, apagar as luzes ao deixar um ambiente, ...

A inclusão social pelas compras

Mario Monzoni conta como uma nova idéia em negócios, chamada Base da Pirâmide, pretende incluir as pessoas mais pobres no mercado consumidor

Essas 4 bilhões de pessoas estão excluídas do consumo por simples falta de renda — e de crédito. Mas está surgindo um novo modelo de negócios para as empresas, chamado de Base da Pirâmide, que pretende justamente incluir essas pessoas na sociedade de consumo. Mario Monzoni, coordenador adjunto do Centro de Estudos da Sustentabilidade (CES) da Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo, explica nesta entrevista como funciona esse novo modelo, que o CES está começando a divulgar no Brasil.  
 
Akatu — Como se pretende incluir 4 bilhões de pessoas no mercado consumidor?

Preferência a quem merece

Consumir com consciência é uma ação cotidiana, prática e eficaz, por Paulo Azeredo

Você é a pessoa mais importante para qualquer empresa. Porque é você quem escolhe, quem compra e quem paga por aquilo que ela produz. Portanto é você, consumidor, quem tem o direito e a oportunidade de transformar seus atos de consumo, em poderosos instrumentos de cidadania.

Quando você compra os produtos de uma empresa que não polui, que não desperdiça recursos naturais, que se preocupa com a sustentabilidade do planeta, você está aprovando suas posturas, seus métodos de produção e estimulando para que ela continue assim.

O mesmo acontece com empresas que não visam apenas o ...

Como o consumo consciente pode transformar o mundo

É possível fortalecer atitudes justas e generosas

Somos um. O maior desafio de nossa época é mudar nossa visão de mundo. É perceber que a interdependência é uma lei: a lei da sobrevivência do planeta, do meio ambiente, da sociedade, das organizações, até mesmo dos nossos pequenos grupos familiares. No lugar da independência devemos reconhecer a interdependência e fazer tudo para que a parte de cada um seja cumprida de forma que o todo funcione em benefício de todos. Todos somos um não é um sonho. É uma realidade que devemos reconhecer, estimular e proteger. Somos ...

Consumo consciente: uma atitude para além do discurso

"O consumo consciente é o conjunto das relações de consumo pautada na ética e no compromisso de se construir uma sociedade mais justa, generosa e responsável"

Quando se pergunta aos cidadãos comuns, buscando saber uma definição, o que é o consumo, essa definição esbarra e se limita às atitudes corriqueiras do comprar e gastar para suprir uma necessidade pessoal, demonstrando muitas vezes que as relações sociais e/ou econômicas envolvidas no processo de produção de bens e serviços, que acompanham o ato de consumir, passam despercebidas no cotidiano dos consumidores e, consequentemente, na sociedade.

Sendo o consumo uma das mais importantes atividades sociais da atualidade, se faz necessário pensar o que é o ato de consumir e ...

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...