15 de Março – Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

Qual o papel do consumo na sua vida?

Hoje é o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, um dia que marca a construção dos direitos das pessoas a terem acesso ao consumo de produtos com a qualidade prometida, preços justificados e informação adequada.

É também um dia de todos nós. Todos consumimos, apesar das diferenças sobre quanto, como e o quê consumimos.

Em princípio, consumir é uma ação meio para obtermos algum tipo de satisfação – de fome, sede, frio, prazer. Porém, na sociedade atual, o consumo adquiriu outros significados. Consumir pode significar ter mais força ou ser melhor sucedido, independentemente do que se consome e de ...

“No Brasil, elas escolhem”

Samyra Crespo, do Ministério do Meio Ambiente, fala do papel da mulher no desenvolvimento sustentável

O Dia Internacional da Mulher é motivado pela busca de igualdade de direitos entre homens e mulheres, nos ambientes doméstico, político e de trabalho. Ele celebra as diversas conquistas do Movimento Feminista no mundo: participação política, salários mais próximos aos dos homens, ocupação de posições de poder, proteção contra violência doméstica, entre muitas outras. Junto com essas mudanças, há uma mudança também na visão que as mulheres têm de si mesmas: cada vez mais elas reconhecem sua própria autonomia e poder de transformação da realidade.

Em casa, cada vez ...

Consumo consciente e volta às aulas

Práticas de escolas e empresas são inspiradoras para o consumidor atento à sustentabilidade do planeta

Momento de renovação, o mês de volta às aulas favorece a reflexão sobre a contribuição das escolas para a construção de uma sociedade mais sustentável e para a formação de consumidores conscientes. A fim de estimular que professores, alunos e escolas sejam propositivos em práticas educativas de consumo consciente e na crença de que a educação tem em si um poder enorme para a formação de cidadãos mais conscientes, o Akatu divulga aqui algumas experiências que podem ser inspiradoras.

A primeira delas é do próprio Akatu. O Akatu vem ...

Dicas fáceis para o carnaval

Como curtir o feriado e continuar praticando o consumo consciente

Já é carnaval!! Para os foliões, diversão garantida nos blocos, desfiles e bailes. Para quem gosta de sossego, um feriadão para descansar ou passear.  Mas será que é possível aproveitar a festa e contribuir para um mundo mais sustentável ao mesmo tempo? O Akatu preparou aqui dicas baseadas nos “Oito Rs” do consumo consciente, que valem  para os foliões de carteirinha e para quem vai curtir outra programação nesse período. São dicas simples e práticas para festejar a data sem culpa.

Confira!




1. Mais ...

Akatu, Braskem e Faça Parte apoiam e divulgam iniciativas escolares sobre consumo consciente

Vídeo do projeto Um Novo Olhar sobre o Plástico mostra experiências já realizadas em todo o país

Em outubro 2011, o projeto Um Novo Olhar sobre o Plástico, parceria entre o Instituto Akatu, a Braskem e o Instituto Faça Parte, enviou vídeos e cartilhas sobre os temas consumo consciente e ciclo de vida do plástico a 1.577 escolas brasileiras. O objetivo era provocar escolas públicas e particulares do Brasil a inserirem boas práticas de consumo consciente na comunidade escolar. Como resultado, as escolas envolvidas enviaram relatos das ações realizadas em 2011 e das iniciativas a serem desenvolvidas em 2012, por meio do site www.facaparte.org.br/consumoconsciente.

Para ...

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...