Abras vai reduzir em 40% o uso de sacolas plásticas até 2015

Associação destaca importância da colaboração do consumidor para o sucesso do plano; entre 2007 e 2010, houve redução de 22% no uso das embalagens

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) anunciou este mês que vai reduzir em 30% o uso de sacolas plásticas descartáveis nas lojas associadas até 2013 e em 40% até 2015. Segundo a entidade, no ano passado, foram distribuídas 14 bilhões de unidades do material e espera-se, portanto, que em quatro anos, esse volume não passe de 8,4 bilhões de unidades.

O anúncio foi feito durante o Seminário "Sacolas Plásticas e o Consumidor: Desafios e Estratégias 2011/2015", realizado no dia 15 de março, em São Paulo, quando foi lançado ...

Governo lança boletim sobre direitos do consumidor nos bancos

Periódico vai divulgar orientações sobre os serviços financeiros e questões de defesa dos usuários; primeira edição destaca a função das ouvidorias

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça e o Banco Central (BC) publicaram na sexta-feira (25/03), a primeira edição do boletim online “Consumo e Finanças". O informativo, que terá periodicidade mensal,  vai orientar os consumidores a se defenderem em caso de insatisfações com os serviços financeiros e, nesta primeira edição, o informativo traz informações sobre a função das ouvidorias nos bancos.

O boletim informa que cabe às ouvidorias – definidas como “a voz dos consumidores dentro das instituições financeiras” – receber, registrar, ...

Akatu e Santander mostram as vantagens de ser sustentável

Entenda porque o consumidor virou o protagonista na forma da empresa pensar

Neste videochat, a consultora Érika Fischer do Instituto Akatu para o Consumo Consciente e Sandro Marques, do Banco Santander, explicam porque o consumidor deixou de ser passivo e mostram como esta mudança de atitude mudou a forma das empresas pensarem e agirem. O vídeo integra às comemorações do Dia do Consumidor e do aniversário de dez anos do Instituto Akatu, realizado no dia 15/03. Clique aqui para ver o ...

Portal Akatu Mirim já está no ar

Animações, jogos e atividades individuais e coletivas explicam às crianças os conceitos, as práticas e a importância do consumo consciente

A partir de hoje, os pequenos internautas poderão navegar pelo mundo do consumo consciente. Basta digitar www.akatumirim.org.br para descobrirem de onde vêm e para onde vão os diversos produtos que consomem, além de saberem os impactos de suas cadeias produtivas sobre o meio ambiente.

Com animações, brincadeiras, jogos e muita interatividade, o site é uma iniciativa inédita do Instituto Akatu sobre o consumo consciente pensada e desenvolvida para crianças. A ação é patrocinada pelo refresco em pó Tang, da Kraft Foods Brasil, apoiador benemérito do Akatu.

Conheça os 12 princípios do consumo consciente

Consumir com consciência é consumir diferente, tendo no consumo um instrumento de bem estar e não um fim em si mesmo

1. Planeje suas compras
Não seja impulsivo nas compras. A impulsividade é inimiga do consumo consciente. Planeje antecipadamente e, com isso, compre menos e melhor.

2. Avalie os impactos de seu consumo
Leve em consideração o meio ambiente e a sociedade em suas escolhas de consumo.

3. Consuma apenas o necessário
Reflita sobre suas reais necessidades e procure viver com menos.

4.Reutilize produtos e embalagens
Não compre outra vez o que você pode consertar, transformar e reutilizar.

5.Separe seu lixo
Recicle e contribua para a ...

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...