Consumir consciente é...

Consumir menos e diferente, solidariamente e sustentavelmente

Para o homem sobreviver, tem obrigatoriamente de consumir. É inexorável, não há escolha. Mas há escolha, ou melhor, há muitas escolhas quanto à qualidade e a intensidade desse consumo. Embora todos os nossos atos de consumo impactem o meio ambiente, a economia, a sociedade e nós mesmos, é possível fazer escolhas de consumo tenham maiores impactos positivos e menores impactos negativos.

Consumir consciente não é não consumir, porque impossível. Mas é consumir menos e diferente, tendo no consumo um instrumento de bem estar e não um fim em si mesmo; é consumir ...

Publicidade e direitos do consumidor

A tendência é que o greenwashing figure nos tribunais do mundo, como efeito da conscientização dos consumidores

O tema do direito do consumidor à informação em contraposição ao direito de livre expressão publicitária nunca perde a sua atualidade. A renovação dos objetos e desejos de consumo é acompanhada no mesmo ritmo – ou até mais veloz – pela criatividade dos meios publicitários, a fim de ampliar o anseio do consumidor à aquisição do produto. Tendo já sido ventilada em relação aos produtos que refletem inovação tecnológica (1), apontamos para outro caso tão recente quanto este: a publicidade “verde”.

Podemos entender por publicidade verde ou publicidade ...

Procon lança vídeos sobre educação para o consumo

Série ressalta a importância dos consumidores exercerem seus direitos e deveres; discriminação e endividamento são alguns dos temas tratados

A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP), lançou na quarta-feira (02/03), uma série de cinco vídeos sobre educação para o consumo. O material foi elaborado para incentivar os consumidores a exercerem seus direitos e deveres nas relações de consumo.

Os temas abordados em cada um dos filmes da série são (clique em cada um deles para assistir aos vídeos): cidadania, consumo como fator de violência, meio ambiente, discriminação no consumo e superendividamento.

Cada um dos vídeos da série parte de um depoimento real sobre determinada experiência vivenciada por ...

Consumidores brasileiros também podem fazer consultas no Goodguide

Ferramenta online desenvolvida nos Estados Unidos informa sobre sustentabilidade de produtos; por aqui também surgem iniciativas semelhantes

O Goodguide, ferramenta online criada nos Estados Unidos e que permite aos consumidores de lá obterem, de forma rápida, prática e direta, informações independentes sobre a sustentabilidade de produtos e serviços que consomem, pode ser usada no Brasil, já que parte dos mais 90 mil itens norte-americanos cadastrados no buscador são produtos exportados e até confeccionados em vários países do mundo.

Não existem dados sobre o número de brasileiros que usam a ferramenta, nem a quantidade exata de produtos comercializados no Brasil cadastrados no sistema, mas é considerável o volume ...

Procon lança cartilha sobre direitos na compra do material escolar

É ilegal cobrar dos alunos materiais de uso coletivo, bem como exigir que determinado produto seja novo, de marca e comprado em loja específica

Neste início do ano, pais recebem a lista do material escolar necessário para o ano letivo. Mas é importante prestar muita atenção nessa lista para não ser vítima de abusos de algumas escolas. Para orientar consumidores sobre direitos e deveres na compra do material escolar, a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) lançou na quinta-feira (06/01) uma cartilha que orienta os consumidores na compra de material escolar.

  Não devem constar na lista, por exemplo, produtos como giz, bolas, apitos, ...

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