Consumo e direitos humanos

O Brasil ainda é uma sociedade muito desigual, e esta desigualdade também se reflete nas empresas, por Ricardo Young

A versão 2010 da pesquisa dos Institutos Ethos e Akatu a respeito da percepção do consumidor brasileiro sobre a responsabilidade social empresarial mostrou alguns resultados interessantes para a discussão do desenvolvimento sustentável.

A pesquisa constata que o consumidor "médio", hoje, é de classe C, tem entre 16 e 44 anos e escolaridade até o nível médio. De modo geral, trata-se de alguém com baixo engajamento no debate sobre sustentabilidade e, embora se preocupe com a degradação da natureza, não relaciona o problema com o seu cotidiano. A sustentabilidade ainda é vista ...

Dez práticas empresariais mais valorizadas pelos consumidores

Ações ligadas aos direitos de relações de trabalho são as que mais se destacam

Entre as dez práticas empresariais mais citadas pelos consumidores brasileiros como sendo essenciais para que uma empresa seja considerada socialmente responsável, seis estão ligadas ao Direito das Relações de Trabalho.

É o que revela a pesquisa “O Consumidor Brasileiro e a Sustentabilidade: Atitudes e Comportamentos frente o Consumo Consciente, Percepções e Expectativas sobre a Responsabilidade Social Empresarial. Pesquisa 2010”, realizada por iniciativa dos institutos Akatu e Ethos.

Divulgado na terça-feira (14/12), o estudo foi feito com patrocínio de Santander, apoiador pioneiro do Akatu, Bradesco e Walmart, ambos apoiadores estratégicos, Faber Castell, ...

Consumidores que se interessam por RSE são mais conectados à internet

Dos que manifestam interesse pelo tema, 70% navega na rede regularmente; saúde e doenças são os assuntos mais procurados

Entre os consumidores brasileiros, 16% disseram que buscam informações sobre Responsabilidade Social Empresarial (RSE). Deste grupo, 70% estão conectados à internet e navegam com regularidade. E mais: lá eles são mais ativos do que aqueles que não se interessam pelo tema. Por exemplo, 63% dos interessados, participam de redes sociais como Facebook, Orkut e Twitter, contra 55%, entre os que não têm interesse.

Os dados são da pesquisa inédita “O Consumidor Brasileiro e a Sustentabilidade: Atitudes e Comportamentos frente o Consumo Consciente, Percepções e Expectativas sobre a Responsabilidade Social Empresarial. Pesquisa 2010”, realizada e apresentada ...

Veja dicas para um final de ano mais sustentável

Consuma diferente, evitando exageros e desperdícios; prefira produtos de empresas social e ambientalmente responsáveis

No Natal deste ano, de acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), as vendas do comércio devem subir 12%, na comparação com o Natal passado.

“O setor deve movimentar R$ 102 bilhões, entre pagamentos de dívidas e novas compras no comércio”, afirmou Roque Pellizzaro Junior, presidente da CNDL.

“A questão é que na sociedade atual predomina um estilo de vida baseado no aumento constante da produção e consumo exagerados de bens e serviços facilmente descartáveis e rapidamente substituídos por modelos cada vez mais sofisticados. Nosso desafio é fazer a transição para uma sociedade sustentável”, ...

Conheça seus direitos e os cuidados necessários para a viagem do fim do ano

Prestadoras de serviço são responsáveis por danos causados aos consumidores; Anac criou plano de contingência para evitar caos aéreo

Com a proximidade do Natal e o fim do ano, milhares de brasileiros planejam a viagem para o merecido descanso. Por isso, nessa época do ano, companhias aéreas e rodoviárias, assim como as agências de turismo e serviços de hospedagem, registram um volume de trabalho maior em relação ao resto do ano. Falhas e erros nos serviços prestados, portanto, tendem a ocorrer com maior frequência e cabe ao consumidor conhecer seus direitos para amenizar seus prejuízos.

Como medida de contingência para evitar o caos aéreo, cujo risco aumenta nesta época, a Agência Nacional de Aviação ...

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...