O peso da ação social das empresas na visão do consumidor

Quase metade dos brasileiros valoriza marcas não apenas pelo preço e qualidade, mas também pelas práticas de responsabilidade socioambiental

Quase a metade dos consumidores brasileiros escolhe produtos por influência da ação socioambiental das empresas que os fabricam. Essa é a conclusão da pesquisa Conjoint Social — avaliação do peso de ações sociais nas ações de compra do consumidor, realizada pela empresa GfK. O estudo procurou avaliar o quanto o atributo “ação social da empresa” pesa no processo de escolha do consumidor, comparativamente à marca e ao preço.

O formato do estudo era o de apresentar produtos para escolha de mulheres e homens, informando algumas características adicionais no momento da escolha. ...

Uma vida sem impactos ambientais é possível?

Escritor americano passa um ano vivendo de maneira radicalmente ecológica e conta sua experiência em livro e filme

Mesmo morando no nono andar de um apartamento em Nova York, Colin Beavan, sua mulher Michelle e a filha de dois anos, Isabella, não usavam elevador. Qualquer meio de transporte movido direta ou indiretamente a combustíveis fósseis — elevador, automóvel, ônibus ou metrô — foi abolido, e a família só andava a pé ou de bicicleta. Eles só compravam comida local, produzida num raio de 400 quilômetros da cidade, e não usavam sacolas plásticas.

A experiência teve algumas atitudes mais radicais, como não usar eletricidade dentro de casa. Isso significou deixar de assistir TV e ...

Com que sacola eu vou?

Consumidores deixam de lado os sacos plásticos e descobrem novas maneiras de carregar suas compras

A campanha “Saco é um saco” , promovida pelo Ministério do Meio Ambiente, tem como objetivo reduzir o consumo das sacolas plásticas no Brasil, que hoje chega aos 12 bilhões de unidades por ano. Muitas pessoas estão repensando seus hábitos de consumo e buscando alternativas. Para os consumidores que decidiram mudar de atitude, fica a pergunta: qual a melhor maneira de substituir as sacolas plásticas para carregar as compras?

“Na hora de adotar novos hábitos, é importante que cada pessoa encontre as soluções mais práticas no seu dia-a-dia. Assim, poderá ...

Uma boa lição do filho de Cousteau

Estudo do oceanógrafo sobre toxinas em produtos pode levar consumidores a refletir sobre o que compram

Mais informação é suficiente para levar um indivíduo a fazer escolhas mais sustentáveis para a sua vida, de seus filhos, de sua comunidade ou do planeta? Eis uma pergunta contemporânea à procura de respostas definitivas de especialistas em comunicação e comportamento humano.

Há quem ache que não, respaldado na tese de que nem todas as escolhas decorrem de um processo exclusivamente racional e analítico – estariam aí para prová-la os fumantes que não largam o cigarro, e os jovens que consomem drogas e fazem sexo inseguro, mesmo sabendo dos riscos para ...

Diante do consumidor exigente, empresas precisam ter mais transparência

Essa é a principal conclusão dos participantes da oficina realizada pelo Akatu durante a Conferência Internacional do Instituto Ethos

Com o objetivo de provocar uma reflexão das empresas sobre as necessárias transformações em seus negócios frente à evolução do consumo consciente, o Instituto Akatu realizou a oficina “A transformação do consumidor para uma nova economia global” durante a Conferência Internacional Ethos 2009, realizada em São Paulo.

Na oficina, que contou com a participação de mais de 100 representantes de empresas e instituições de todo o Brasil, foram apresentados pontos de destaque de várias pesquisas sobre o perfil do consumidor. Estas constatações fundamentaram seis tendências em seu comportamento:

  • Papel das empresas: o consumidor ...

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