Uma boa lição do filho de Cousteau

Estudo do oceanógrafo sobre toxinas em produtos pode levar consumidores a refletir sobre o que compram

Mais informação é suficiente para levar um indivíduo a fazer escolhas mais sustentáveis para a sua vida, de seus filhos, de sua comunidade ou do planeta? Eis uma pergunta contemporânea à procura de respostas definitivas de especialistas em comunicação e comportamento humano.

Há quem ache que não, respaldado na tese de que nem todas as escolhas decorrem de um processo exclusivamente racional e analítico – estariam aí para prová-la os fumantes que não largam o cigarro, e os jovens que consomem drogas e fazem sexo inseguro, mesmo sabendo dos riscos para ...

Diante do consumidor exigente, empresas precisam ter mais transparência

Essa é a principal conclusão dos participantes da oficina realizada pelo Akatu durante a Conferência Internacional do Instituto Ethos

Com o objetivo de provocar uma reflexão das empresas sobre as necessárias transformações em seus negócios frente à evolução do consumo consciente, o Instituto Akatu realizou a oficina “A transformação do consumidor para uma nova economia global” durante a Conferência Internacional Ethos 2009, realizada em São Paulo.

Na oficina, que contou com a participação de mais de 100 representantes de empresas e instituições de todo o Brasil, foram apresentados pontos de destaque de várias pesquisas sobre o perfil do consumidor. Estas constatações fundamentaram seis tendências em seu comportamento:

  • Papel das empresas: o consumidor ...

Padarias de São Paulo começam a recolher óleo de cozinha usado

Em vez de jogar o óleo no ralo da pia ou no lixo, consumidor paulistano poderá levá-lo a uma das 2 mil padarias que participarão da campanha

A campanha de coleta de óleo de cozinha usado, lançada pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo (Sindipan), já conta com adesão de mais de 150 padarias da capital. Até o final de julho, a Sindipan espera que 2 mil padarias estejam prontas para recolher o óleo levado pelos clientes. Os estabelecimentos participantes terão galões instalados no local para receber o resíduo. O consumidor poderá levá-lo em garrafas usadas (PET) de refrigerantes ou usar um pote de plástico de 1 litro, vendido nas próprias padarias a R$ 1,50.

Antero José ...

Consumidor ou interlocutor?

Debates na Conferência Ethos 2009 mostram que consumidor está se transformando em interlocutor, com quem as empresas devem dialogar

“A propaganda é algo poderoso demais para vender apenas produtos”.
Oliviero Toscani em uma palestra em Ravello

Há cerca de 5 anos, eu estava preparando uma apresentação para um encontro do Instituto Ethos, em São Paulo. O tema era “Balanço Social”. Era o começo do longo caminho para abandonar o tal do marketing social, que publicava books do Balanço Social, que se transformavam na peça mais importante para as empresas demonstrarem sua responsabilidade social. Minha preocupação era construir uma apresentação que demonstrasse que o Balanço Social não era uma “peça de marketing“, mas uma ferramenta que iria ...

Sustentabilidade: oportunidade de diferenciação competitiva

Desafio das empresas é comunicar ações de responsabilidade social com transparência ao consumidor e à sociedade

“A propaganda é algo poderoso demais para vender apenas produtos”.
Oliviero Toscani em uma palestra em Ravello

Michael Porter, o guru da gestão estratégica, tem apregoado que, para criar valor para seus negócios, as empresas devem sair da fase de reagir às pressões sobre questões sociais e ambientais e entrar na fase de criar ativamente valor para a sociedade como um todo.  

Para cumprir esta visão, as empresas do século XXI deverão sair da “era Milton Friedman” para a “era Ray Anderson”. Milton Friedman, prêmio Nobel de Economia em 1976, afirmou que “as ...

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...