Padarias de São Paulo começam a recolher óleo de cozinha usado

Em vez de jogar o óleo no ralo da pia ou no lixo, consumidor paulistano poderá levá-lo a uma das 2 mil padarias que participarão da campanha

A campanha de coleta de óleo de cozinha usado, lançada pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo (Sindipan), já conta com adesão de mais de 150 padarias da capital. Até o final de julho, a Sindipan espera que 2 mil padarias estejam prontas para recolher o óleo levado pelos clientes. Os estabelecimentos participantes terão galões instalados no local para receber o resíduo. O consumidor poderá levá-lo em garrafas usadas (PET) de refrigerantes ou usar um pote de plástico de 1 litro, vendido nas próprias padarias a R$ 1,50.

Antero José ...

Consumidor ou interlocutor?

Debates na Conferência Ethos 2009 mostram que consumidor está se transformando em interlocutor, com quem as empresas devem dialogar

“A propaganda é algo poderoso demais para vender apenas produtos”.
Oliviero Toscani em uma palestra em Ravello

Há cerca de 5 anos, eu estava preparando uma apresentação para um encontro do Instituto Ethos, em São Paulo. O tema era “Balanço Social”. Era o começo do longo caminho para abandonar o tal do marketing social, que publicava books do Balanço Social, que se transformavam na peça mais importante para as empresas demonstrarem sua responsabilidade social. Minha preocupação era construir uma apresentação que demonstrasse que o Balanço Social não era uma “peça de marketing“, mas uma ferramenta que iria ...

Sustentabilidade: oportunidade de diferenciação competitiva

Desafio das empresas é comunicar ações de responsabilidade social com transparência ao consumidor e à sociedade

“A propaganda é algo poderoso demais para vender apenas produtos”.
Oliviero Toscani em uma palestra em Ravello

Michael Porter, o guru da gestão estratégica, tem apregoado que, para criar valor para seus negócios, as empresas devem sair da fase de reagir às pressões sobre questões sociais e ambientais e entrar na fase de criar ativamente valor para a sociedade como um todo.  

Para cumprir esta visão, as empresas do século XXI deverão sair da “era Milton Friedman” para a “era Ray Anderson”. Milton Friedman, prêmio Nobel de Economia em 1976, afirmou que “as ...

Rede Argentina pelo Consumo Consciente tem apoio do Instituto Akatu

Objetivo é ajudar a construir processos de sensibilização, educação e comunicação para o consumo consciente como um piloto para uma expansão para todo o país

O Instituto Akatu está buscando expandir o movimento do Consumo Consciente para outros países, iniciando pela Argentina. Entre os dias 28 e 30 de maio, o diretor presidente do Akatu, Helio Mattar, participou de atividades que buscaram fomentar o desenvolvimento de uma rede voltada à disseminação do Consumo Consciente nas cidades de Buenos Aires e Mendoza, na Argentina. A viabilização deste projeto vem sendo articulada desde 2008 e suas ações contam com o apoio e a participação da Fundação Avina (parceira apoiadora do Akatu).

A principal atividade foi uma reunião de trabalhos com a

Carlos Minc: é preciso pensar antes de consumir

Ministro do Meio Ambiente fala ao Instituto Akatu sobre a campanha “Saco é um saco”, que pretende mobilizar o consumidor para reduzir o uso de sacolas plásticas no Brasil

A campanha “Saco é um saco” é a primeira que o Ministério do Meio Ambiente faz sobre sacolas plásticas?

Carlos Minc: Em 2008, o Ministério fez uma campanha, nessa mesma linha, sobre redução de embalagens de um modo geral. É um exagero a quantidade de embalagens produzidas hoje em dia em todos os setores de produção e consumo. Na maior parte dos países desenvolvidos, há políticas bem estruturadas para a chamada logística reversa, ou seja, a responsabilidade sobre o lixo gerado pós-consumo. Aqui, estamos avançando muito devagar nisso, e essa é uma agenda pela qual ...

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...