Código de Defesa do Consumidor comemora maioridade e projeta novos desafios

Lei que deu origem ao CDC foi assinada em 1990, completou 18 anos e traça novos desafios

Para comemorar a maioridade do Código de Defesa do Consumidor (CDC), o portal Compra Consciente, com o apoio da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), reuniu especialistas em consumo, jornalistas e juristas para discutirem as mudanças nas relações de consumo nos últimos 18 anos. O seminário aconteceu no dia 23 de setembro, em São Paulo.

Durante o encontro, debatedores e palestrantes concordaram com a idéia de que ao longo desse período, a relação entre fornecedores e consumidores, teve uma evolução aceitável no que se refere ao comprimento da lei. “Ainda assim, é necessário continuar lutando pela efetividade de sua implementação e avançar ...

Aspartame: longe de um consenso

Estudos feitos em diversas partes do mundo divergem sobre as consequências do consumo do produto para a saúde humana

Quem utiliza adoçante ou consome bebidas dietéticas já deve ter ouvido falar das polêmicas envolvendo o aspartame. O produto já esteve relacionado a doenças ou distúrbios como enxaquecas, esclerose múltipla, alzheimer, câncer, linfomas e tumores cerebrais, entre outras.

Essa associação é provocada, principalmente, pelo fato de sua metabolização no corpo humano liberar metanol, um composto químico que possui efeito tóxico e acumulativo no sistema nervoso. Apesar de estar presente naturalmente em pequenas quantidades no frango, em carnes, no feijão e no leite desnatado, quando ingerido em grandes quantidades o metanol pode causar cegueira, entre outros problemas. Este fato é conhecido desde a ...

Maslow não conheceu a Sociedade de Consumo e isso faz toda a diferença!

Será que a tão famosa pirâmide das necessidades de Maslow continuará atual?, por Paulo Vieira de Castro

Numa sociedade onde tudo parece ser ato de consumo, coloca-se a possibilidade de assistimos a mudanças no ciclo motivacional, diluindo-se o controlo sobre os impulsos de consumo, contribuindo largamente para isso a desenfreada oferta de crédito ao consumo e a comunicação empresarial.

Todos somos consumidores e não teria sido necessário aguardar a confirmação das neurociências (neuromarketing) para imaginar um ser humano que, no que diz respeito às decisões de consumo, usa na atualidade de um questionável nível de razoabilidade.

Na segunda metade dos anos 50, Maslow assumiu que as necessidades humanas estão organizadas numa hierarquia de importância, representada graficamente na forma duma pirâmide, ...

Bota-fora

Rede de intercâmbio conecta pessoas que querem doar com aquelas que querem receber

Todo mundo tem, pelo menos, um objeto que não utiliza mais, mas ainda está em condições de uso. Isso quando não se trata de um monte de coisa que ocupa um cômodo inteiro, o famoso “quartinho de bagunça”. Ele acaba resistindo a toda iniciativa de arrumação, você não consegue encontrar alguém que se interesse por aquela “tranqueira”, tem pena de jogar fora, e o objeto continua lá, parado e ocupando espaço. Para resolver essa situação tão comum, surgiu o Freecycle Network.

O Freecycle é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2003, a partir de ...

Consumo no divã

Psicanalista trabalha o peso dos aspectos emocionais nas decisões de consumo

Que razões levam as pessoas a gastar mais do que ganham? Por que compramos coisas que não nos serão úteis? Por que agimos por impulso na hora em que devíamos decidir com a razão? Afinal, por que temos dificuldade em ser consumidores conscientes? Os dilemas e angústias dos indivíduos na sociedade do consumo é o tema da entrevista que a redação do Akatu realizou com apsicanalista Vera Rita de Mello Ferreira, especialista em psicologia do consumo e professora do curso extensão de Psicanálise e Psicologia Econômica, da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

Ela gosta de pensar em si mesma como ...

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...