Bota-fora

Rede de intercâmbio conecta pessoas que querem doar com aquelas que querem receber

Todo mundo tem, pelo menos, um objeto que não utiliza mais, mas ainda está em condições de uso. Isso quando não se trata de um monte de coisa que ocupa um cômodo inteiro, o famoso “quartinho de bagunça”. Ele acaba resistindo a toda iniciativa de arrumação, você não consegue encontrar alguém que se interesse por aquela “tranqueira”, tem pena de jogar fora, e o objeto continua lá, parado e ocupando espaço. Para resolver essa situação tão comum, surgiu o Freecycle Network.

O Freecycle é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2003, a partir de ...

Consumo no divã

Psicanalista trabalha o peso dos aspectos emocionais nas decisões de consumo

Que razões levam as pessoas a gastar mais do que ganham? Por que compramos coisas que não nos serão úteis? Por que agimos por impulso na hora em que devíamos decidir com a razão? Afinal, por que temos dificuldade em ser consumidores conscientes? Os dilemas e angústias dos indivíduos na sociedade do consumo é o tema da entrevista que a redação do Akatu realizou com apsicanalista Vera Rita de Mello Ferreira, especialista em psicologia do consumo e professora do curso extensão de Psicanálise e Psicologia Econômica, da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

Ela gosta de pensar em si mesma como ...

Consumo consciente com amor

Uma data tão especial é mais uma oportunidade de praticar o consumo consciente

O dia dos namorados está chegando e muito provavelmente você esteja pensando qual a melhor maneira de demonstrar o seu amor e sensibilidade ao seu parceiro ou parceira. Tradicionalmente comemorado com rosas vermelhas, bombons, jóias e jantares refinados, o dia dos namorados, para muitos, acaba se tornando sinônimo de novas dívidas e muita preocupação. No entanto, vale lembrar que, na verdade, romantismo está longe de significar obrigatoriamente gastos exorbitantes ou demonstrações de afeto cheias de pirotecnia – e desperdício.

Para se ter uma idéia da relevância econômica dessa data, segundo dados da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, o Dia ...

Breves reflexões sobre a (in) sustentabilidade

Indústria automobilística deve lidar, nos próximos anos, com uma forte onda de rejeição, comparável a produtos como cigarros, por Ricardo Voltolini

A considerar uma recente pesquisa da Ernst & Young, o clube dos produtos tidos como socioambientalmente incorretos, que já tem o cigarro, as bebidas alcoólicas e os armamentos, pode estar ganhando um novo e inusitado sócio. Trata-se do automóvel. Isso mesmo: o velho e bom carro, objeto de desejo de nove entre dez homens e um dos bens de consumo mais aspirados no Brasil e no mundo. A consultoria ouviu 70 analistas com o objetivo de avaliar os riscos estratégicos para os negócios em 12 setores da economia. Com o aquecimento global, o trânsito caótico dos centros urbanos e a crescente ...

Consumo solidário e responsável

O consumismo que a cultura do capital gestou está na base da fome de bilhões de pessoas e da atual falta de alimentos da humanidade, por Leonardo Boff

O consumismo que a cultura do capital gestou está na base da fome de bilhões de pessoas e da atual falta de alimentos da humanidade. Face a tal situação como deveria ser o consumo humano?

Em primeiro lugar o consumo deve ser adequado à natureza do ser humano. Esta, por um lado, é material, enraizada na natureza e precisamos de bens materiais para subsistir. Por outro lado, é espiritual que se alimenta com bens intangíveis como a solidariedade, o amor, a acolhida e a abertura ao Infinito. Se estas duas dimensões não forem atendidas nos ...

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...