Mercado imobiliário: como distinguir o verde das outras cores

Muito se fala sobre construção sustentável, mas ainda é difícil encontrar empreendimentos ambientalmente corretos

Quem abre os cadernos de classificados dos grandes jornais em busca de imóveis ambientalmente corretos vai encontrar um grande volume de ofertas oferecendo áreas verdes e parques próximos ao condomínio, e uma enorme variedade de áreas de lazer e serviços. Mas será que isso representa, de fato, cuidado com o meio ambiente e preocupação com a sustentabilidade? Na verdade muito pouco ou quase nada. A proximidade de parques facilita o contato com a natureza, mas isso não quer dizer que a construção e o funcionamento dos edifícios levem em consideração  critérios ambientais. Para ser, ...

Os perfis da vanguarda

Evento debateu as tendências e os valores dos consumidores mais conscientes

Numa manhã chuvosa e cinzenta, de trânsito intenso e caótico, a capital paulista foi palco de um encontro singular que reuniu importantes ícones da reflexão mais contemporânea sobre a escolha consciente do consumidor e a valorização de seu poder transformador da sociedade e de si mesmo.

Organizado pelo Instituto Akatu, em parceria com Editora Cultrix, Mercado Ético e Núcleo de Estudos do Futuro, com patrocínio do Banco Real ABN AMRO, Parceiro Pioneiro do Akatu, o evento teve como tema central a discussão dos valores que motivam o comportamento do consumidor consciente no Brasil. O evento ...

Consumidos pelo consumo

Entramos no vício de possuir e nos esquecemos de nos relacionar com aquilo que possuímos, por Rosa Alegria

Vivemos tempos de redefinições. Valores e conceitos que nos orientaram por mais de três séculos começam a perder o sentido e são reinventados pelo chamado da sobrevivência. O que era antes considerado sucesso, pela competência e eficiência tecnoprodutiva, hoje vai para a berlinda. Vemos destruídas as nossas ilusões de viver para trabalhar, ganhar e consumir. Consumimos tanto que estamos sendo consumidos pelo excesso, aquele que polui nossas vidas e se transforma em lixo psíquico. Entramos no vício de possuir e nos esquecemos de nos relacionar com aquilo que possuímos. Perdemos a capacidade ...

Consumo e Sustentabilidade

Nos últimos anos, houve avanços na forma de pensar e agir. O desafio é influenciar e modificar o pensamento das pessoas em relação ao consumo, por Pedro Jacobi

Artigo originalmente publicado no Mercado Ético.

O planeta está chegando num ponto cada vez mais crítico, observando-se que não pode ser mantida a lógica prevalecente de aumento constante do consumo. Já se verificam os seus impactos no plano ecológico global.

Sabemos que se trata de um tema muito complexo, pois as possibilidades de fixar limites são politicamente problemáticas, em qualquer parte do planeta.

Será que estamos numa encruzilhada? O caminho existente é mais do que problemático em termos ecológicos, quase sem saída pelos métodos convencionais. A exploração crescente dos recursos naturais ...

Supermercado combina com consumo consciente

Começou, em outubro, o maior projeto de capacitação em consumo consciente realizado pelo Akatu. O objetivo é atingir os 60 mil funcionários da rede varejista Wal-Mart

O Wal-Mart está realizando um trabalho de sustentabilidade envolvendo todas as suas unidades, de várias bandeiras, e convidou o Instituto Akatu para coordenar um processo que de educação dos cerca de 60 mil associados da rede de supermercados sobre o conceito do Consumo Consciente.

O trabalho desenvolvido pelo Wal-Mart possui dez “frentes” de ação, denominadas “plataformas”. A nona frente chama-se “Associados Conscientes” e é onde se encaixa o trabalho de capacitação realizado pelo Akatu. O projeto está em sua fase piloto e engloba sete unidades da rede Wal-Mart. No total, nesta primeira etapa piloto, o ...

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...