Dinheiro e Crédito

Crédito bancário: use de forma consciente

Confira as características de cada produto de crédito oferecido pelos bancos a pessoas físicas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Crédito da foto: ruimc77/Creative Commons

 

Quando a situação aperta e não é possível pagar todas as contas e despesas do mês, muitas pessoas recorrem ao crédito bancário, isto é, tomam um empréstimo e, em troca, precisam pagar juros no futuro.

Veja a seguir alguns produtos de crédito oferecidos pelos bancos a pessoas físicas e suas características:

 

CHEQUE ESPECIAL

É um limite de crédito que é colocado à disposição automaticamente na sua conta corrente, como se fosse um “saldo extra”. Você pode usá-lo por meio do cartão de débito, saques ou cheque.

Este tipo de crédito é indicado para situações emergenciais. Lembre-se: quando utilizar esse crédito, o ideal é cobrir sua conta corrente no prazo de alguns dias. Por ser um empréstimo fornecido sem garantia, muitas vezes a taxa de juros é superior à taxa de empréstimos pessoais.

Lembre-se que quitar dívidas é sempre mais importante que gerar gastos extras. O crédito deve ser usado com equilíbrio e dentro do que o seu orçamento permite.

Dica: saiba diferenciar o saldo real do saldo somado ao cheque especial para evitar se endividar.

 

CARTÃO DE CRÉDITO

Um dos meios de pagamento mais comuns entre os brasileiros, o cartão permite comprar produtos e serviços com pagamento à vista ou parcelado em estabelecimentos comerciais. Oferecem uma vantagem de até 45 dias para pagar sem juros. Para usá-lo, geralmente é preciso pagar uma taxa (anuidade).

É importante se planejar para efetuar o pagamento do valor total da fatura para evitar a cobrança de juros, que podem acabar se acumulando e virar uma bola de neve.

 

FINANCIAMENTO

É uma alternativa para a compra de bens de alto valor, como uma casa, apartamento ou automóvel. Nesta operação de crédito, o bem financiado é usado como garantia do pagamento.

É preciso ficar atento aos juros de cada tipo de crédito e observar se o pagamento das parcelas está dentro do que seu orçamento permite.

 

CRÉDITO CONSIGNADO

Funciona como um empréstimo com pagamento indireto, ou seja, as parcelas são descontadas diretamente do seu salário. Neste caso, é essencial que o valor da parcela não ultrapasse 30% do seu salário. Fique atento também aos juros cobrados.

Com informações do site Meu Bolso em Dia, clique para saber mais

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar
Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...