Biodiesel 13 matérias disponíves

Ministro pede contribuição de empresários para novo plano de biocombustíveis

A ideia é que o novo plano esteja em sintonia com os compromissos brasileiros assumidos no Acordo de Paris, para reduzir as emissões de gases de efeito estufa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O álcool biocombustível vem da cana-de-açúcar. Crédito: Creative commons/Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

 

Comentário Akatu: é importante que o governo brasileiro crie condições para cumprir o compromisso fechado no Acordo de Paris de diminuir as emissões de gases de efeito estufa. O incentivo à produção de biocombustíveis, que são menos poluentes do que os combustíveis fósseis, é um ponto importante nesse sentido. Naturalmente, a produção de biocombustíveis é o primeiro passo, mas é fundamental a colaboração dos consumidores  optando por esse tipo de combustível em seus veículos sempre que possível. Além dessa ação, há outras ...

Maior termelétrica com combustível renovável do Brasil é inaugurada em São Paulo

A energia vem do gás metano, produzido a partir da decomposição de lixo orgânico depositado em aterros

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Crédito: Divulgação

 

A maior termelétrica do Brasil movida a combustível renovável foi  inaugurada no dia16 de setembro, em Caieiras, na Grande São Paulo. Chama-se Termoverde Caieiras e tem potência instalada de 29,5 megawatts (MW). A energia é gerada a partir do lixo depositado em aterro, que libera o gás metano, usado como combustível para a usina.

O metano é chamado biogás quando obtido a partir da decomposição de alguns tipos de material orgânico como resíduos agrícolas, madeira, esterco, restos animais e vegetais.

Os aterros sanitários geram muito metano, que é um dos gases do efeito estufa, causadores do ...

Fundo Clima financia projetos nas áreas de energia e ecossistemas

Podem participar universidades, institutos e fundações públicas, entes federados e organizações sem fins lucrativos

O Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (FNMC) lançou, nesta sexta-feira (14/02), dois editais de chamada pública para desenvolvimento de projetos. O prazo para envio dos projetos é de um mês - até 14 de março. Podem participar universidades, institutos e fundações públicas, entes federados (estados, Distrito Federal e municípios) e organizações sem fins lucrativos da sociedade civil brasileira.

O edital MMA/FNMC nº1/2014 é voltado para o incentivo à eficiência energética, desenvolvimento e aplicação ...

Reservas de energia alternativa no Brasil e EUA podem ser maiores do que as de combustível fóssil

Estudo inédito revela grande potencial dos biocombustíveis brasileiros

Comentário Akatu: É de se comemorar um estudo como esse, que aponta que as reservas de energia alternativa podem ser maiores que as de combustível fóssil no Brasil e nos Estados Unidos. Essa constatação pode ajudar a acelerar a substituição gradual das energias fósseis por renováveis. E, nesse processo, o papel do consumidor é cada vez mais importante. Consumir energia de forma consciente é optar pelas fontes mais sustentáveis e demandar do mercado soluções de qualidade e em quantidade adequadas, além de utilizar o necessário para garantir bem-estar, sem desperdício. Demandar do ...

Álcool também para o transporte coletivo

Começam, no mês que vem, os primeiros testes brasileiros de ônibus movido a etanol

São Paulo será a primeira cidade do Brasil a testar o ônibus movido a álcool, em ação ligada ao Projeto Best. O projeto é uma iniciativa internacional da Prefeitura de Estocolmo, na Suécia, que procura incentivar o uso de etanol em sistemas de transporte público urbano em várias cidades do planeta. No Brasil, o projeto é coordenado pelo Centro Nacional de Referência em Biomassa (Cenbio) do Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) da Universidade de São Paulo.

Com isso, as entidades envolvidas pretendem conscientizar a sociedade e o poder público sobre as vantagens ambientais do ...

Destaques

Categorias

Teste do Consumo Consciente

 

 

Você sabe como seu poder  de consumidor pode influenciar a sua vida e de todo o planeta?

 

O Teste do Consumo Consciente do Instituto Akatu responde a essa pergunta. Ele é uma ferramenta que avalia o grau de consciência de pessoas ou comunidades quando consomem e oferece caminhos para que todos possam se tornar consumidores mais conscientes, numa jornada em busca do bem-estar para você, a sociedade e toda a vida no planeta.

Descubra que tipo de consumidor você é!

 

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...