Investimentos em energias limpas bateram recorde mundial em 2015

No ranking dos cinco principais destinos dos investimentos em energia limpa estão China, Estados Unidos, Japão, Reino Unido e Índia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Energia eólica é uma boa opção renovável. Crédito: Creative commons/Sebastián Losada

 

Comentário Akatu: Apesar de notícias promissoras, como a dos investimentos em energias limpas, ainda será necessário longo tempo para que gradualmente se substituam as energias fósseis por renováveis. Para essa transição, e depois dela, é cada vez mais importante o papel do consumidor. Consumir energia de forma consciente é optar por fontes mais sustentáveis já existentes e demandar do mercado soluções de qualidade e em quantidade adequadas, além de utilizar o necessário para garantir bem-estar, sem desperdício. Apoiar o desenvolvimento de fontes renováveis de energia e à ...

Fim do horário de verão: saiba como economizar energia

Atitudes simples do cotidiano fazem uma diferença; confira as nossas dicas para conseguir diminuir a conta de luz

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Aproveite ao máximo a luz natural para iluminar a sua casa - Crédito: Creative Commons/Melissa Emmons

 

O horário de verão terminou à zero hora de domingo (21/2)  e os relógios foram atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Com maior aproveitamento da luz natural, o horário de verão proporcionou uma economia de 0,5% da carga nas regiões onde foi aplicado, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS).  Isso equivale, em todo o período do horário de verão, aproximadamente ao consumo mensal de energia em Brasília, com 2,8 milhões de habitantes.

Com o ...

Google prepara ferramenta para calcular potencial de energia solar

Projeto Sunroof, em teste, ajuda a decidir se vale a pena instalar um sistema fotovoltaico em casa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um número crescente de pessoas recorre à internet para obter informações sobre potenciais economias que poderiam fazer ao optar pela energia solar. De olho nessa demanda, o Google lançou na segunda-feira, 17 de agosto, seu mais recente empreendimento no mundo das fontes renováveis: o Project Sunroof.

Trata-se de uma ferramenta online que ajuda proprietários a calcular o potencial de captação de energia solar dos seus telhados e decidir se vale a pena instalar um sistema fotovoltaico em casa.

De acordo com o blog Google Green, a iniciativa é testada atualmente na área da Baía de São Francisco, ...

Levar energia renovável para todos até 2030 custará US$ 1 trilhão por ano, aponta relatório

Os países em desenvolvimento enfrentam desafios especiais para obter financiamentos

Durante o primeiro dia de encontros da Terceira Conferência Internacional sobre o Financiamento para o Desenvolvimento, realizado em Adis Abeba (Etiópia), entre os dias 13 e 16 de julho, diversas iniciativas foram apresentadas. Veja abaixo alguns destaques de segunda-feira (13/07).

Mecanismo para financiar projetos contra mortalidade materna e infantil é lançado

“Acabar com a extrema pobreza e promover o desenvolvimento e a resiliência significa assegurar a sobrevivência, a saúde, o bem-estar e as oportunidades econômicas de mulheres, crianças e adolescentes em todos os lugares”, destacou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ao lançar uma nova iniciativa para ajudar a ...

Observatório do Clima defende investimentos em fontes renováveis de energia

Tendência é buscar alternativas aos combustíveis fósseis, diz secretário-executivo do Observatório do Clima

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: planta solar no Chile - Crédito: Creative Commons/Codelco

 

O exemplo do governo da Noruega, que no mês passado anunciou retirada de investimentos do seu fundo soberano em empresas que têm parte significativa de seus ativos na exploração e queima de carvão, deveria ser seguido pelo Brasil, com maiores investimentos em fontes renováveis. A opinião é do secretário-executivo do Observatório do Clima, Carlos Rittl. Com a decisão do Parlamento norueguês, o Fundo de Pensão Governamental Mundial (GPFG), considerado o maior fundo soberano do mundo, deverá retirar investimento de 122 empresas, no total de 7,7 bilhões de euros.

“Ele manda uma ...

Destaques

Categorias

Teste do Consumo Consciente

 

 

Você sabe como seu poder  de consumidor pode influenciar a sua vida e de todo o planeta?

 

O Teste do Consumo Consciente do Instituto Akatu responde a essa pergunta. Ele é uma ferramenta que avalia o grau de consciência de pessoas ou comunidades quando consomem e oferece caminhos para que todos possam se tornar consumidores mais conscientes, numa jornada em busca do bem-estar para você, a sociedade e toda a vida no planeta.

Descubra que tipo de consumidor você é!

 

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...