Quase metade da energia do Nordeste vem de fonte cara e poluente

Risco de apagões e baixa capacidade das hidrelétricas na região motiva o aumento de atividade de usinas termelétricas, enquanto resto do país já se acostuma ao horário de verão

No final de outubro, o Nordeste precisou aumentar a atividade das usinas termelétricas da região, por causa do risco de novos apagões e do baixo nível de água na bacia do rio São Francisco, que abriga suas principais hidrelétricas. Em caráter de urgência, segundo a  Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), cerca de 40% da energia consumida no Nordeste está sendo gerada em usinas movidas a gás e a óleo combustível, fontes não renováveis e altamente poluentes, que emitem quantidades consideráveis de CO2 em sua queima.

Além do ...

Lâmpadas que duram até 20 anos já são realidade

Lâmpadas de LED oferecem mais durabilidade e economia se comparadas às fluorescentes e incandescentes

Depois da substituição das lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes como alternativa de economia, as lâmpadas LED (sigla em inglês para diodo emissor de luz) chegam ao mercado com melhor desempenho energético que suas antecessoras e durabilidade média de até 20 anos.

A LED Light Bulb da Philips, ganhadora da premiação americana de iluminação Bright Tomorrow (“Amanhã Brilhante”), é um exemplo dessa geração de lâmpadas. Após 18 meses de testes, a lâmpada chegou ao mercado americano com eficiência de até 90% na emissão de luz (porcentagem aproveitada ...

Horário de verão pode reduzir consumo de energia em até 4,6%

Relógios foram adiantados em uma hora à meia noite de sábado (15/10) em 11 Estados do país.

Está em vigor desde meia noite de sábado (15/10) o horário de verão, quando os relógios foram adiantados em uma hora. A medida vale para 11 estados – nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, incluindo o Distrito Federal, além da Bahia. O novo horário terminará à zero hora do dia 26 de fevereiro de 2012. Mais do que um ambiente agradável para o happy hour, a mudança pode proporcionar economia no consumo de energia em até 4,6% em toda área contemplada, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Brasil estuda adotar conta de luz pré-paga

Modalidade, a mesma usada na telefonia móvel, permite ao consumidor uma melhor gestão do consumo de energia elétrica

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que está estudando a possibilidade de oferecer aos consumidores brasileiros a possibilidade de optar pela modalidade de pré-pagamento da conta de luz, idêntica ao sistema usado na telefonia móvel. O assunto deverá ser regulamentado pela agência ainda no segundo semestre deste ano, depois de passar por consulta pública.

A proposta de regulamento, em fase de elaboração, ficará disponível para participação da sociedade, por meio de consulta pública para coleta de contribuições e aprimoramento da minuta.

Segundo a Aneel, essa modalidade possibilita ao ...

O mito da energia abundante

O avanço das renováveis não pode alimentar a crença de que os limites naturais deixam de existir com a menor dependência das fontes fósseis

Comentário Akatu: Como será necessário um longo tempo para que se faça a substituição das energias fósseis por renováveis, e, desta forma, reduzir o impacto sobre o aquecimento global, é ainda mais importante a consciência do consumidor no sentido de buscar reduzir o seu uso de energia. Sendo os consumidores mais conscientes no uso de energia, menos energia será demandada e, desta forma, menor será o impacto do uso de energias derivadas de combustíveis fósseis sobre o aquecimento global durante todo o período até a substituição das mesmas por ...

Destaques

Categorias

Teste do Consumo Consciente

 

 

Você sabe como seu poder  de consumidor pode influenciar a sua vida e de todo o planeta?

 

O Teste do Consumo Consciente do Instituto Akatu responde a essa pergunta. Ele é uma ferramenta que avalia o grau de consciência de pessoas ou comunidades quando consomem e oferece caminhos para que todos possam se tornar consumidores mais conscientes, numa jornada em busca do bem-estar para você, a sociedade e toda a vida no planeta.

Descubra que tipo de consumidor você é!

 

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...