Pequeno produtor terá isenção para biodiesel

Programa do biocombustível deverá isentar produtores mais carentes de PIS/Cofins

Comentário Akatu: A adoção do biodiesel pode apresentar prós e contras. O incentivo à agricultura familiar nas áreas mais carentes, como o semi-árido nordestino, é uma importante ferramenta de inclusão social e consiste num dos pontos mais positivos do projeto.

O programa de biodiesel deverá isentar de PIS/Cofins uma parte da produção proveniente da agricultura familiar. A intenção do governo é criar um sistema com alíquotas decrescentes para essas contribuições, devendo chegar a zero entre os produtores mais carentes, como os do semi-árido nordestino. 

A ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, afirmou que o Ministério da Fazenda está fazendo os ...

Iniciativa de cidadão interrompe projeto irregular de hidrelétrica

A hidroeletricidade é uma fonte renovável, mas discute-se o impacto da construção de barragens no meio ambiente e nas comunidades locais

Comentário Akatu: A construção de mais hidrelétricas para atender à demanda maior de energia da população pode não ser a melhor saída para evitar racionamento ou blackouts. Demandar menos, através da prática do consumo consciente de energia, é uma ação que, multiplicada por milhões, colaboraria para reduzir a necessidade de construção de novas barragens. Germano Woehl Júnior é um exemplo de cidadão e consumidor consciente.  Além de exercitar o seu poder de transformação, ainda divulga a importância do ato às crianças da rede pública, ajudando a formar mais cidadãos conscientes.
Germano Woehl Júnior, pesquisador do laboratório de fotônica do Instituto de ...

Governo federal financia usina de biomassa no RS

Cidade gaúcha terá usina elétrica a base de casca de arroz, com apoio da Eletrobrás

Comentário Akatu: investir em fontes renováveis, baratas e não-poluentes de energia é um dever não apenas do governo, mas de toda empresa socialmente responsável. O consumidor consciente tem o poder de exigir mais investimentos nessa área.

A cidade de Alegrete, na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, terá uma usina de energia elétrica de biomassa, a base de casca de arroz, até o final de 2006. O projeto de construção da usina, de 8 MW de potência, pertence à empresa GEEA (Geradora de Energia Elétrica Alegrete Ltda) e foi aprovado pelo Proinfa (Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de ...

Empresa desenvolve biodiesel da mamona e já atrai comprador

Tecnologia ainda auxilia a agricultura familiar

Um diesel politicamente correto, que faça funcionar ônibus, tratores e outros equipamentos motorizados, assim como o diesel comum, mas sem poluir e gerando empregos na agricultura familiar: essa é a concepção do biodiesel da mamona, desenvolvido pela Tecbio (Tecnologias Bioenergéticas Ltda.), empresa incubada no Parque Tecnológico do Nutec (Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial) -do governo do Ceará.

O projeto, que foi apresentado em Brasília a deputados federais na semana passada, já tem interessados: uma empresa de ônibus do Ceará, a Guanabara, assinou um protocolo de intenções para passar a abastecer uma frota de 6.000 veículos ...

Petróleo para dar e vender?

Comentário Akatu:pode ser uma boa notícia para a economia, mas é uma péssima notícia para o meio ambiente, pois enquanto o petróleo for barato e abundante, as energias alternativas menos poluentes não terão mercado.

As mais otimistas estimativas feitas em 1942 apontavam que os poços de petróleo na região do rio Kern, na Califórnia, produziriam no máximo mais 54 milhões de barris. Ocorre que nos 44 anos seguintes os mesmos poços geraram 736 milhões de barris. Além disso, calcula-se que ainda existam outros 970 milhões. Antes, em 1919, diversos ...

Destaques

Categorias

Teste do Consumo Consciente

 

 

Você sabe como seu poder  de consumidor pode influenciar a sua vida e de todo o planeta?

 

O Teste do Consumo Consciente do Instituto Akatu responde a essa pergunta. Ele é uma ferramenta que avalia o grau de consciência de pessoas ou comunidades quando consomem e oferece caminhos para que todos possam se tornar consumidores mais conscientes, numa jornada em busca do bem-estar para você, a sociedade e toda a vida no planeta.

Descubra que tipo de consumidor você é!

 

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...