É possível existir cidades sem automóveis?

Helsinque, na Finlândia, quer provar que sim, revolucionando a mobilidade urbana para que seus habitantes prefiram o transporte público ao individual

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Crédito da foto: Creative Commons/Hubert Figuline

 

Em maio deste ano, o governo federal anunciou novas medidas de estímulo à produção industrial para tentar manter o emprego e a renda em alta. Como já ocorreu nas vezes anteriores, o “remédio” virá por meio de incentivos fiscais a setores da indústria e, novamente, o mais beneficiado será o setor automotivo.

Desta vez, a maior parte dos benefícios foi direcionada para os veículos incluídos no Regime Automotivo do Mercosul, com a redução nas alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Essa redução vale até o final do ano.

Manter aquecido o mercado de automóveis ...

Prêmio Mobilidade Minuto está com as inscrições abertas

Objetivo do Instituto Cidade em Movimento é divulgar ações que já estão apresentando melhorias na mobilidade das cidades brasileiras

Até o dia 30 de setembro, estão abertas as inscrições para o Prêmio Mobilidade Minuto, promovido pelo Instituto Cidade em Movimento (Institut pour la Ville en Mouvement, IVM, do original em francês) com objetivo de identificar e divulgar ações que tragam impacto positivo na mobilidade urbana.

Podem participar do Prêmio Mobilidade Minuto pessoas físicas, associações de bairro, institutos, ONGs, empresas, poder público e outras organizações que estejam implementando ou já tenham implementado uma forma inovadora em benefício da qualidade de vida e da mobilidade de cidades em todo o território nacional.

Lançamentos de aplicativos ou sites, caronas solidárias, horários alternativos de ...

Uso de bicicletas em São Paulo é tema de debate

Objetivo do evento é discutir mudanças trazidas pela introdução de vias exclusivas para bicicletas

No dia 16 de setembro, o Itaú Unibanco vai realizar um debate com o tema: “O papel das bicicletas na transformação da cidade”. A ideia é ampliar a discussão sobre as mudanças trazidas pelo plano de 400km de vias exclusivas para bikes que vem sendo implantado na capital paulista.

Os debatedores serão Renata Falzoni, ativista do transporte em bicicletas, fundadora do Night Bikers Club do Brasil e idealizadora do Bike é Legal; Clarissa Lnke, diretora-executiva do ITDP Brasil (Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento) e Daniel Guth, consultor na área de mobilidade urbana e diretor de participação da Ciclocidade.

Para participar, é ...

Fórum Mobilize discute potencial dos megaeventos para a transformação das cidades

Evento aberto e gratuito irá reunir especialistas para debater legado de megaeventos

No dia 5 de setembro, o Mobilize Brasil realiza o 3º Fórum Mobilize, encontro que reunirá especialistas para debater o legado da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016 e o potencial desses megaeventos para a transformação das cidades brasileiras.

Vão participar do debate o jornalista Gilberto Dimenstein, o arquiteto urbanista Sérgio Myssior, o ambientalista Lincoln Paiva e o jornalista Eduardo Dias. A mediação será feita pelo jornalista Marcos de Sousa, diretor do Mobilize Brasil.

O encontro é aberto, com vagas limitadas, e as inscrições são gratuitas.

Quem não puder participar ao vivo, poderá acompanhar os debates em transmissão digital ao ...

Aplicativo mapeia ciclovias e pontos de aluguel de bicicletas em SP

App está disponível gratuitamente no Google Play, ainda não há versão para iOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Aplicativo mostra rotas amigáveis para ciclistas em São Paulo - Crédito: Reprodução de tela

 

A mobilidade urbana de São Paulo interessa Cauê Jannini, gerente de projetos de uma produtora de cinema e TV, desde que veio morar na cidade, em 2009. Vindo de Campinas, o jovem de 23 anos criou seu primeiro aplicativo para ajudar cidadãos que usam bicicleta como meio de transporte: o Pedala SP.

Lançado há pouco menos de um mês, o app traz informações atualizadas sobre a estrutura cicloviária da cidade, incluindo:

- ciclovias permanentes;
- ciclofaixas de lazer;
- ciclorrotas;

Destaques

Categorias

Teste do Consumo Consciente

 

 

Você sabe como seu poder  de consumidor pode influenciar a sua vida e de todo o planeta?

 

O Teste do Consumo Consciente do Instituto Akatu responde a essa pergunta. Ele é uma ferramenta que avalia o grau de consciência de pessoas ou comunidades quando consomem e oferece caminhos para que todos possam se tornar consumidores mais conscientes, numa jornada em busca do bem-estar para você, a sociedade e toda a vida no planeta.

Descubra que tipo de consumidor você é!

 

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...