Desinteresse dos jovens por carros preocupa montadora

Os jovens passaram a valorizar meios de transporte mais limpos e acessíveis, como bicicleta, ônibus e trajetos a pé

Comentário Akatu: Este artigo aponta para a tendência do público jovem nos Estados Unidos de se interessar cada vez menos pelos carros enquanto bens de consumo, a ponto de uma das principais montadoras de veículos do mundo estar repensando suas estratégias de modo a reconquistar esse público. Essa tendência de valorizar a mobilidade em vez da posse do automóvel não é predominante apenas entre os norte-americanos mais novos. Segundo dados de pesquisa recém-lançada pelo Instituto Akatu, entre os brasileiros que não usam carro, há, mesmo assim, uma forte preferência pela mobilidade em relação a ter um ...

Mobilidade urbana, questão de coletividade

A qualidade de vida, o bem-estar das pessoas e o trânsito nas cidades dependem do pensamento coletivo

Comentário Akatu: O uso excessivo de automóveis piora a qualidade de vida da população, especialmente nas grandes cidades. Tal prática é uma das principais responsáveis pela poluição do ar e pelo aquecimento global, além de ser fonte de poluição sonora e de desperdício de tempo em congestionamentos. Conforme aponta a reflexão exposta no artigo abaixo, medidas paliativas, como a inspeção veicular e legislações restritivas, podem minimizar os impactos do problema, mas apenas o uso consciente do automóvel e a priorização de outras alternativas, como o transporte público, a ...

Geração Y é menos dependente de carro, expõe pesquisa

Jovens estão cada vez menos propensos a utilizar carro próprio como meio de transporte



















Dados de uma pesquisa divulgada no início de 2013 pela empresa norte-americana de compartilhamento de carros Zipcar revelam que o perfil das novas gerações quando se trata de uso e preferência pelo carro como meio de transporte é bastante diferente das anteriores.

A pesquisa online teve a participação de 1.015 pessoas, das quais 980 eram motoristas habilitados e 303 faziam parte da geração conhecida como “Y” ou “Millennials”, como são chamados os ...

Mobilidade, consumo e meios de transporte são foco de debate

Especialistas e interessados na discussão, planejamento e execução de inciativas de locomoção avaliam questões atuais sobre mobilidade urbana

A qualidade, o acesso e as consequências socioambientais da locomoção nas cidades como escolha de consumo foram os principais temas de discussão de uma das mesas do evento “Automóvel e Consumo - Mobilidade, Emissões e Eficiência Energética”, promovido pelo Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) em parceria com o IEMA (Instituto de Energia e Meio Ambiente) em São Paulo no dia 26 de fevereiro, com o apoio da Climate Works Foundation.
 
“Calçada é mobilidade urbana, transporte a pé é mobilidade urbana”, comentou João Alencar, gerente de ...

Carro é a pior e mais cara maneira de se deslocar em SP, diz estudo

Recentemente, um estudo realizado em São Paulo levou em conta os gastos totais e constatou que o automóvel é a maneira mais cara de se deslocar pela maior cidade do Brasil.

Comentário Akatu: A cultura da mobilidade individual e o uso excessivo de automóveis pioram a qualidade de vida da população, especialmente nas grandes cidades. E, como destaca a notícia a seguir, dependendo da situação ainda é a opção mais cara para o cidadão, mesmo se comparada ao uso frequente de táxis. Tal prática é uma das principais responsáveis pela poluição do ar e pelo aquecimento global, além de ser fonte de poluição sonora e de desperdício de tempo em congestionamentos. Priorizar alternativas como o transporte público, a bicicleta ou a caminhada possibilita a melhoria ...

Destaques

Categorias

Teste do Consumo Consciente

 

 

Você sabe como seu poder  de consumidor pode influenciar a sua vida e de todo o planeta?

 

O Teste do Consumo Consciente do Instituto Akatu responde a essa pergunta. Ele é uma ferramenta que avalia o grau de consciência de pessoas ou comunidades quando consomem e oferece caminhos para que todos possam se tornar consumidores mais conscientes, numa jornada em busca do bem-estar para você, a sociedade e toda a vida no planeta.

Descubra que tipo de consumidor você é!

 

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...