Dicas para o uso Consciente do Carro

Aqui você pode conhecer as principais sugestões para o uso mais sustentável do carro nas grandes cidades, fruto dos debates realizados na oficina “Uso Consciente do Carro”

Aqui você pode conhecer as principais sugestões para o uso mais sustentável do carro nas grandes cidades, fruto dos debates realizados na oficina “Uso Consciente do Carro”. A atividade foi promovida pelo Instituto Akatu, no dia 12 de setembro, na capital paulista, com a participação de representantes das empresas parceiras do Akatu: Energias do Brasil, Itaú, Philips, Nestlé, HP, Soluttia e Companhia de Notícias (CDN), além de integrantes da equipe do próprio Akatu, tendo como objetivo buscar alternativas e soluções que levem a um uso sustentável do carro nas grandes metrópoles.

Carona solidária

Veículos em São Paulo trafegam a menos de 10 km/h em horário de pico

Constatação é da Companhia de Engenharia de Tráfego, que realizou a medição em vias movimentadas da capital paulista em 2006

Quem anda de carro buscando chegar mais cedo ao trabalho pode se deparar com outra realidade em alguns momentos, principalmente na cidade de São Paulo. Em horários e pontos mais críticos, a velocidade dos veículos pode ser inferior à de bicicletas e igual à de carroças, um reflexo do excesso de automóveis nas vias públicas, não só da cidade, mas na maioria dos grandes centros urbanos do mundo. A constatação é de um levantamento da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego da capital paulista) do ano de 2006, noticiado pelo jornal Folha de S. ...

Prevenção garante durabilidade aos pneus

Proprietário do carro deve obedecer as recomendações do fabricante para aumentar o tempo de uso do produto

O proprietário do carro pode tomar algumas medidas para estender a usabilidade do pneu por mais tempo. Essas ações, além de garantir a segurança do motorista e dos passageiros do veículo, também contribuem para reduzir a freqüência com que se torna necessário o descarte dos pneus e o consumo de novos.
 
“O ideal é que o proprietário obedeça sempre as recomendações do fabricante e tenha cuidados com manutenção, calibragem, rodízio e balanceamento”, diz Vilien Soares, diretor-geral da Associação Nacional das Indústrias de Pneumáticos (Anip). Ele lembra que trafegar com o pneu ...

Manutenção adequada é o primeiro passo para poluir menos

Dez por cento da frota de veículos é responsável por metade dos poluentes emitidos

A correta manutenção dos veículos é fundamental para garantir que seja liberada a quantidade mínima de poluentes no processo de combustão. Conforme estudo da Cetesb, 10% da frota (composta por carros antigos, sem manutenção adequada) é responsável por 50% das emissões totais de poluentes lançados na atmosfera.

“Um carro regulado não polui, economiza combustível e tem a vida útil do motor prolongada”, avalia Homero Carvalho, da Cetesb.

Já Ricardo Bock, coordenador do curso de Engenharia Mecânica Automobilística da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), fala sobre a importância do catalisador: "O motorista consciente deve manter o ...

Transportes são responsáveis por 90% da poluição em SP

Impactos à saúde e ao meio ambiente indicam necessidade de diminuição do uso de veículos particulares

Na região metropolitana de São Paulo, 90% da poluição atmosférica é provocada pela emissão de gases veiculares, segundo a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb). Além das complicações no sistema respiratório que a poluição do ar pode causar, os gases veiculares são os grandes responsáveis pelo aquecimento global. Nos grandes centros urbanos do País, o problema é potencializado pela concentração de veículos e ausência de ventos causada pelas edificações, mas, mesmo ali, o consumidor consciente tem a oportunidade, por meio de escolhas individuais, de reverter esse quadro.

Caso seja realmente necessário o ...

Destaques

Categorias

Teste do Consumo Consciente

 

 

Você sabe como seu poder  de consumidor pode influenciar a sua vida e de todo o planeta?

 

O Teste do Consumo Consciente do Instituto Akatu responde a essa pergunta. Ele é uma ferramenta que avalia o grau de consciência de pessoas ou comunidades quando consomem e oferece caminhos para que todos possam se tornar consumidores mais conscientes, numa jornada em busca do bem-estar para você, a sociedade e toda a vida no planeta.

Descubra que tipo de consumidor você é!

 

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...