Movimento Lixo Zero entra em operação efetiva

Restaurantes associados vêm somando de 300 a 500 quilos de resíduos recicláveis coletados por dia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Creative Commons/Eric

 

O Movimento Lixo Zero entrou em operação efetiva. Os restaurantes associados CT Brasserie, CT Boucherie, Olympe e Rede Lapamaki, no Rio de Janeiro, já estão separando o resíduo reciclável, que é recolhido e encaminhado às cooperativas de separação do material que segue para a indústria de transformação. “Nossa missão é transformar os grandes geradores de resíduos da cidade do Rio de Janeiro em lixo zero, chamando atenção para a importância do estímulo à cadeia produtiva da reciclagem, que gera emprego e renda para quem mais precisa”, destaca Alfredo Piragibe, presidente do movimento que foi fundado no ...

Pnuma alerta que lixo eletrônico representa ameaça à saúde humana

Indústria eletrônica gera anualmente 41 milhões de toneladas de lixo avaliadas em US$ 19 bilhões

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Creative Commons/Derek Gavey

 

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, alertou que o lixo eletrônico descartado pela indústria do setor ameaça a saúde humana e a natureza. O diretor-executivo da agência da ONU, Achim Steiner, afirmou que "o mundo está testemunhando uma quantidade sem precedentes de lixo eletrônico".

De acordo com um novo relatório do Pnuma sobre o assunto, a indústria do setor gera, por ano, 41 milhões de toneladas de lixo eletrônico de produtos como computadores e telefones celulares.

E a situação deve piorar nos próximos anos. Os especialistas dizem que até 2017, a quantidade ...

Programa Sou Resíduo Zero quer engajar empresas e sociedade a acabar com a geração de lixo

Ao reduzir o consumo de embalagens e dar destino correto aos resíduos, será possível dar adeus aos lixões do país

Estima-se que o brasileiro produza por dia um quilo de resíduos sólidos. Esta seria a quantidade de embalagens, restos de alimentos e outros tipos de materiais que o cidadão joga no lixo diariamente. Em 2013, este volume todo somado chegou a 76 milhões de toneladas.

Apesar da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) já ter entrado em vigor e ter estabelecido agosto de 2014 como prazo para que resíduos sólidos e rejeitos tivessem destinação final ambientalmente adequada, em muitas cidades do Brasil os aterros sanitários ainda estão funcionando livremente. 

Com o objetivo de engajar pessoas, comunidades e empresas a reduzir a geração de ...

Não usa mais o celular? Site compra e renova celular usado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Creative Commons/Rakka

 

O avanço das novas tecnologias têm feito com que vários produtos fiquem cada vez mais descartáveis e acabem muitas vezes no lixo, o que representa um problema para o meio ambiente. Um exemplo são os aparelhos de telefonia celular, uma vez que o surgimento de modelos mais modernos costumam jogar para escanteio os antigos.

Ao pensar nisso, um novo serviço on-line promete dar destino àquele smartphone velho que você tem guardado em casa. Batizado de Redial, o site já comprou cerca de 500 gadgets usados desde seu lançamento em setembro.

Funciona assim: ao ...

Após banir sacolas, São Francisco (EUA) proíbe agora garrafas plásticas na cidade

É a primeira cidade dos Estados Unidos a proibir a venda de garrafas plásticas de menos de 600 ml

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Crédito da foto: Len Matthews/Creative Commons

 

A caminho de atingir a ambiciosa meta de lixo zero até 2020, São Francisco, na Califórnia, tornou-se em outubro de 2014 a primeira cidade dos Estados Unidos a proibir a venda de garrafas plásticas de menos de 600 ml. Gradativamente, elas serão completamente extintas da região.

Quem descumprir a medida está sujeito a pagar até US$ 1000. "Nós todos estamos a par das mudanças do clima e a importância de combater isso e São Francisco tem liderado o caminho da luta pelo meio ambiente. É por isso que eu peço que vocês ...

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...