Ibope: brasileiro quer cuidar do lixo, mas não é atendido

Pesquisa revela alta disposição da população para separação de materiais recicláveis

A menos de dois anos do prazo final para a implementação da coleta seletiva e para o fim dos lixões em todo o país, pesquisa inédita do Ibope revela uma situação curiosa: a população brasileira quer cuidar melhor de seu lixo, mas não é atendida pelos governos. O estudo, encomendado pelo WWF-Brasil no âmbito do Programa Água Brasil, foi divulgado na manhã desta quarta-feira (28), durante a Expocatadores, que vai até sexta-feira (30), em São Paulo. O Programa Água Brasil, concebido pelo Banco do Brasil, é desenvolvido em parceria com Fundação Banco ...

Frente discute desafios para implantação da Lei de Resíduos Sólidos

Reunião marcou os dois anos de aprovação da lei

Os avanços e os problemas que envolvem a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos foram discutidos hoje (21), em reunião realizada pela Frente Parlamentar Ambientalista para marcar os dois anos de aprovação da lei. O coordenador do Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos, Deputado Arnaldo Jardim (PPS), afirmou que depois de aprovada a lei, que ficou 20 anos no Congresso Nacional, o desafio agora é implementá-la. Ele chamou atenção para as dificuldades enfrentadas pela maioria dos municípios para viabilizar os planos de resíduos sólidos previstos na nova legislação.

Parlamentares, representantes do Cempre ...

“Juventude Lixo Zero” realiza fórum internacional em Floripa

Mobilização jovem global discute soluções para a questão do lixo. E o que isso tem a ver com consumo consciente?

O 2º Fórum Internacional da Juventude Lixo Zero (II Zero Waste Youth International Meeting), será realizado em Florianópolis de 24 a 26/10. O encontro, promovido pelo Instituto Lixo Zero Brasil reunirá jovens de vários países em torno da discussão sobre gestão de resíduos e acontecerá junto com a “Semana Lixo Zero”, realizada em diferentes locais da cidade e região.

O ato de consumo de qualquer coisa começa na escolha daquilo que se compra, passa pelo uso dela e inclui o descarte de resíduos gerados, como ...

Conheça soluções da indústria para reciclagem de lixo eletrônico

Empresas adotam a prática da chamada logística reversa. O produto volta para onde foi fabricado e é reaproveitado como matéria-prima ou na forma de componente.

Os brasileiros entraram com grande entusiasmo na era da eletrônica, mas com pouquíssima disposição de reciclar o lixo eletrônico.

Segundo Ministério do Meio Ambiente, guardamos, no Brasil, 500 milhões de aparelhos sem uso em nossas casas. É muito lixo eletrônico. Quando se pensa em mundo, então, o número é mais impressionante.

O que se produz de lixo eletrônico por ano encheria tantos vagões de trem que daria a volta no planeta. A situação se agrava na proporção em que a vida útil dos aparelhos diminui. Um computador é trocado, em ...

Padrão para carregadores reduziria 300 mil toneladas de lixo eletrônico

Segundo União Internacional das Telecomunicações, com mesmo modelo de produção, peso dos carregadores de bateria poderia ser 30% menor; consumo de energia também seria menor.

Foto: UIT
Um relatório da União Internacional das Telecomunicações, UIT, revela que um padrão na produção de carregadores externos de energia poderia trazer benefícios ao meio ambiente.

Segundo a UIT, se os carregadores seguissem um mesmo modelo, o peso do aparelho seria 30% menor e sua vida útil estendida. A produção padronizada poderia eliminar 300 mil toneladas de lixo eletrônico por ano.

Consumo

O relatório estima também que o consumo de energia e a emissão de gases de efeito estufa seriam reduzidos entre 25% e 50%.

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...