Ministério e Sebrae vão capacitar catadores para gestão sustentável de negócios

Acordo prevê início da formação para pequenos empreendedores em 2011

Um acordo de cooperação assinado na sexta-feira (03/12) entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), prevê a capacitação técnica de catadores de resíduos recicláveis para criação de oportunidades e gestão sustentável dos negócios a partir de 2011.

Aministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, participou da cerimônia da assinatura dos documentos em Brasília e referiu que o convênio vai permitir que pequenos empreendedores adquiram conhecimentos da recém aprovada  Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS) e aplicá-los nos seus processos produtivos.

Segundo ...

Embalagem de salgadinho também é reciclável

Por enquanto, coleta e envio dos resíduos ainda depende da iniciativa dos consumidores

Resíduos como embalagem de bala ou de salgadinho causam dúvidas a muitos consumidores na hora do descarte. É reciclável ou não? Na verdade é, mas o processo é mais complexo e menos rentável, porque exige a separação da fina camada do alumínio do plástico.  De olho nesse nicho de mercado, há nove anos, surgiu nos Estados Unidos, a TerraCycle.

A empresa, que hoje atua em mais oito países, inclusive o Brasil, aposta no chamado “upcycle”, palavra em inglês que traduz a ideia de reaproveitamento e transformação do resíduo em outro produto, sem necessidade ...

60% da população urbana apoiam o fim das sacolas plásticas no Brasil

Em pesquisa do Ministério do Meio Ambiente e do Walmart, consumidores dizem que buscariam alternativas

Pesquisa realizada pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Walmart, apoiador estratégico do Akatu, em 11 capitais brasileiras mostra que 6 em cada 10 consumidores querem o fim das sacolas plásticas no varejo e até apoiariam uma lei que proibisse a distribuição gratuita dos saquinhos.

Segundo o levantamento, divulgado na quinta-feira (25/11), em São Paulo, a eliminação das sacolas plásticas tem o apoio de 60% da população das capitais, enquanto 23% são contra a proibição e 17% dos entrevistados não souberam opinar.

“Há uma ampla inclinação da sociedade para programas e políticas ...

Jundiaí tira de circulação 22 milhões de sacolinhas plásticas por mês

Parceria entre a prefeitura e os supermercados representa diminuição de 80 toneladas de lixo

Nos supermercados de Jundiaí, no interior de São Paulo, a maioria dos clientes deixou de usar as sacolas de plástico para carregar as compras de supermercado em embalagens retornáveis, caixas de papelão ou sacola oxibiodegradáveis.

A mudança aconteceu após um acordo entre a prefeitura e os estabelecimentos para reduzir o uso das sacolas plásticas e oferecer alternativas aos clientes de como acomodar e transportar suas compras. Com isso, a Prefeitura de Jundiaí estima que 22 milhões de sacolinhas saíram de circulação, o que, ainda segundo a prefeitura, representa a diminuição de cerca de ...

O futuro da Política Nacional de Resíduos Sólidos

Fruto de 20 anos de debates, a lei sancionada em agosto traz avanços como o foco na prevenção e na precaução, estimulando padrões sustentáveis de produção e consumo

Em 2 de agosto de 2010, foi sancionada a Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, fruto de 20 anos de luta por um marco regulatório. Mas ela vem ao encontro dos mesmos desafios do começo desse processo?

Em parte sim, quando a questão são os lixões presentes ainda em 50,8% dos 5.565 municípios brasileiros, segundo a recém-publicada Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (2010). A cultura de negligência das administrações públicas com o meio ambiente neste setor não é novidade, e essa é uma questão emergencial a ser enfrentada. A ...

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...