Logística reversa ganha força com a Política Nacional dos Resíduos Sólidos

Lei que obriga empresas a recolher seus produtos após o descarte pelo consumidor final foi sancionada este mês pelo presidente Lula e deve ser regulamentada em 90 dias para começar a valer

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na segunda-feira (2/8), a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS). Além de obrigar o fim progressivo dos lixões em todos os municípios do país, a nova lei cria, entre outras garantias, a “logística reversa”.

A determinação obriga fabricantes, importadores, distribuidores e vendedores a para recolher, depois de usados pelo consumidor final:

  • Agrotóxicos e seus resíduos e embalagens;
  • Pilhas e baterias;
  • Pneus;
  • Óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
  • Lâmpadas fluorescentes;
  • Produtos eletrônicos e seus componentes.

A lei deve ser regulamentada em até 90 dias, estabelecendo prazos para que as empresas implantem a nova ...

Lei estadual do Rio de Janeiro incentiva redução do uso e descarte correto de sacola plástica

Em vigor desde a semana passada, norma não proíbe as sacolas plásticas descartáveis, mas obriga comerciante a recolher e reciclar o material usado

Desde a sexta-feira (16/7), o Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea), fiscaliza as grandes redes de supermercados para verificar o cumprimento da lei estadual das sacolas plásticas.

A nova lei, que está em vigor desde quinta-feira (15/7), obriga os comerciantes fluminenses a oferecer aos consumidores alternativas à sacolinha descartável para carregar compras ou a chamada logística reversa: recebimento e descarte corretos dos saquinhos descartáveis usados pelos consumidores. A lei não proíbe a distribuição e o uso do material.

De iniciativa do Poder Executivo, a lei foi aprovada por unanimidade na Assembléia ...

Senado aprova Política Nacional dos Resíduos Sólidos

Depois de tramitar na câmara por mais de duas décadas, o projeto que prevê que as empresas recolham embalagens usadas segue agora para sanção do Presidente da República

Foi aprovado pelo plenário do Senado, nesta quarta-feira (7/7), o projeto de lei (PLS 354/89), que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Basicamente, a nova lei regula a reciclagem e disciplina o manejo dos resíduos. O projeto segue agora para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo a Agência Senado, o principal alvo do projeto é “um dos mais sérios problemas do país, que é a ausência de regras para tratamento das 150 mil toneladas de lixo produzidas diariamente nas cidades brasileiras”.

De acordo com dados ...

Dicas para gestão sustentável do lixo eletrônico

Reduza os danos com as nossas sugestões

1. Pense duas vezes antes de trocar

Antes de trocar seu computador ou celular velho por um novo, veja se a troca é realmente necessária. Às vezes, no caso dos computadores, basta um upgrade, como o aumento da memória, para que o equipamento continue tendo um bom desempenho por mais algum tempo. Outra atitude recomendada é tentar consertar o computador, em vez de trocá-lo por um novo ao primeiro problema apresentado.

Dica Consciente: tanto em relação a computadores quanto a celulares, é bom ponderar se a troca ...

Cacos de madeira viram brinquedos

Casal começou confeccionando para os filhos, hoje mantém empresa que usa sobras e matéria prima certificada

No final dos anos 1990, quando Pedro tinha dois anos, seus pais, o engenheiro eletrônico Maurício Gilson, hoje com 48 anos, e a professora de história Mari Orba, hoje com 43, resolveram juntar alguns cacos de madeira que tinham em casa e confeccionaram um boneco para ele. Logo depois, nasceu Gabriela, que também ganhou bonecas do mesmo material feitas pelos pais.

Hoje, o casal é dono da Magoo Brinquedos, uma empresa familiar brasileira que confecciona brinquedos interativos feitos de madeira e que já conquistou o mercado internacional, exportando para países ...

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...