O valor econômico do tempo livre

Como organizarmos as decisões econômicas? Priorizarmos investimentos? E incluir categorias não-monetárias no PIB

O tempo é o nosso principal recurso não renovável. O seu deperdício, por nós mesmos ou por terceiros, é monumental. Todos sabemos que time is money, mas poucos pensam no que estão comparando. O tempo é o tempo da nossa vida. Dinheiro perdido pode ser recuperado. Já a vida…

Keynes tinha uma visão muito simpática do amor pelo dinheiro: “O amor do dinheiro como posse - distintamente do amor do dinheiro como meio de obter os prazeres e realidades da vida - será reconhecido pelo que é, uma morbidez um pouco repugnante, uma ...

10ª edição do Prêmio Instituto Ethos e jornal Valor Econômico destaca trabalho sobre corrupção

O Instituto Ethos de Responsabilidade Social e o jornal Valor Econômico, ambos apoiadores institucionais do Akatu, anunciaram na noite de quarta-feira (6/10), em São Paulo, os vencedores da 10ª e última edição do Prêmio Ethos Valor. O projeto buscou incentivar a discussão sobre responsabilidade social empresarial e desenvolvimento sustentável no meio universitário.

Os cinco trabalhos vencedores foram escolhidos entre os 15 finalistas, de um total de 283 projetos inscritos. A competição se dividia em três categorias principais, duas delas subdividas em subcategorias: Categoria Professores (Plano de Ensino e Artigo de Pesquisa); Categoria Estudantes Universitários (Graduação ...

Grupo Santander vai premiar universitários com ideias sustentáveis

“Que ideias sustentáveis você tem para a sua universidade?” Essa é a pergunta que o Grupo Santander, mantenedor pioneiro do Akatu, lança para os universitários de todo o Brasil. Para participar, os estudantes devem se juntar em grupos de três alunos e mais um professor orientador, fazer o cadastro e enviar sua proposta em formato de vídeos ou apresentações de slides pelo site Caminhos e Escolhas.

A data limite para o envio da proposta é 12 de outubro. A proposta deve conter ações que gerem impactos ambientais, econômicos e sociais positivos ...

Ação humana ameaça 65% da biodiversidade dos rios

Os recursos hídricos e sua biodiversidade estão em crise no planeta, tudo por conta da ação humana. Hoje, 65% das espécies estão ameaçadas de extinção, principalmente por viverem em rios que sofrem diretamente os impactos das atividades econômicas e que estão sob a ameaça da poluição ali despejada, das grandes barragens e das práticas de pesca predatória. Mais: cerca de 3,4 bilhões de pessoas dos países pobres e emergentes estão sujeitas a escassez de água pelos mesmos motivos.

As informações são do estudo Ameaças globais ...

Cidadão pode enviar sugestões para plano de sustentabilidade do governo

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) disponibilizou para consulta pública, até o próximo dia 11 de novembro, o Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS). O documento prevê um conjunto de ações para promover a adoção de padrões de produção mais limpos sob o ponto de vista da preservação ambiental e o consumo responsável dos produtos.

O objetivo da consulta pública, segundo o MMA, é promover uma discussão entre governo, setor produtivo e sociedade civil para mostrar que responsabilidade socioambiental é lucrativa e coloca o país na direção correta para o desenvolvimento sustentável.

As ...

Destaques

Categorias

Teste do Consumo Consciente

 

 

Você sabe como seu poder  de consumidor pode influenciar a sua vida e de todo o planeta?

 

O Teste do Consumo Consciente do Instituto Akatu responde a essa pergunta. Ele é uma ferramenta que avalia o grau de consciência de pessoas ou comunidades quando consomem e oferece caminhos para que todos possam se tornar consumidores mais conscientes, numa jornada em busca do bem-estar para você, a sociedade e toda a vida no planeta.

Descubra que tipo de consumidor você é!

 

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...