Plano B para salvar a civilização

O novo modelo econômico precisa abandonar os combustíveis fósseis e os produtos descartáveis e ser construído sobre energias renováveis, transporte diversificado e reciclagem de materiais

Acabo de viver a rica experiência de editar o Plano B 4.0 — Mobilização para Salvar a Civilização, o importante livro de Lester Brown, um dos mais notáveis pensadores mundiais da sustentabilidade.

Fundador do Worldwatch Institute, em 1974, e presidente do Earth Policy Institute desde 2001, Brown ficou conhecido pela série de relatórios “O Estado do Mundo” e também por ser um militante de idéias claras para os grandes desafios ambientais da humanidade. Nesses tempos de aquecimento global, ele tem sido um porta-voz qualificado da transição para uma economia de baixo ...

Vivendo no cheque especial da natureza

Em 2009, o dia 25 de setembro foi a data em que a humanidade passou a consumir mais recursos do que a Terra é capaz de produzir

A notícia passou quase despercebida e não foi manchete de nenhum jornal. Mas, desde 25 de setembro, a humanidade entrou no “cheque especial” da natureza. A data marcou o Earth Overshoot Day, que pode ser traduzido como o Dia da Ultrapassagem do Limite da Terra — quando os seres humanos passaram a consumir mais recursos naturais e serviços ecológicos do que o planeta poderia oferecer neste ano. Entre esses recursos e serviços estão, por exemplo, absorver o CO2 emitido pela queima de combustíveis ou proporcionar solo e água suficientes para garantir plantações de alimentos.

Para José Goldemberg, sustentabilidade é caminho inevitável para as empresas

Presidente do Conselho de Estudos Ambientais da Fecomercio destaca importância de ações sustentáveis para setor comercial

A Fecomercio — Federação do Comércio do Estado de São Paulo — anunciou na noite do dia 23 de setembro os quatro vencedores da 1ª edição do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade. A Sincoquim , com o Projeto de Distribuição Responsável, o Projeto Terra de Comércio Solidário, a Editora Mol, com a Revista Sorria e o Grupo Pão de Açucar (associada ouro do Akatu), com a Loja Verde de Indaiatuba, foram as campeães nas categorias entidade, micro, média e grande empresa, respectivamente. Todos os projetos vencedores receberam prêmios no valor de R$ 15 mil.

Hugo Bethlem, ...

Jovens precisam ser ouvidos nas políticas de responsabilidade social empresarial

Essa foi uma das conclusões do debate sobre a relação do jovem brasileiro com o consumo consciente e a sustentabilidade promovido pelo Akatu e a MTV Brasil

O Instituto Akatu reuniu, em São Paulo, representantes de suas empresas parceiras e associadas para debater as implicações dos resultados da pesquisa Dossiê Universo Jovem 4 MTV para o movimento do Consumo Consciente e da Responsabilidade Social Empresarial (RSE). O evento, que aconteceu no final de agosto, foi conduzido por Helio Mattar, diretor-presidente do Akatu, Lilian Chwartzmann e Ione Mendes, da MTV Brasil, e Cecília Novaes e Denise Bayeux, da Arte da Marca, empresa que realizou a pesquisa.

Divulgada pela emissora em 2008, a pesquisa mostra como os jovens brasileiros se ...

Pesquisa Akatu mostra maior adesão das empresas às práticas de sustentabilidade

Apesar desse dado positivo, ainda há um longo caminho para que empresas incorporem ferramentas e práticas de responsabilidade social de maneira mais efetiva

O Instituto Akatu Pelo Consumo Consciente e o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social lançaram o relatório “Práticas e Perspectivas da Responsabilidade Social Empresarial no Brasil – 2008”. O estudo, patrocinado pela Fundação Kellogg e realizado pelo IBOPE Inteligência, buscou identificar as principais conquistas e os desafios da Responsabilidade Social Empresarial no Brasil. Nesta pesquisa, não se discute o posicionamento das empresas em termos de valores e crenças sobre RSE, mas sim o que elas já têm feito de fato, com base nas próprias declarações das empresas sobre suas práticas.

O levantamento revela que ...

Destaques

Categorias

Teste do Consumo Consciente

 

 

Você sabe como seu poder  de consumidor pode influenciar a sua vida e de todo o planeta?

 

O Teste do Consumo Consciente do Instituto Akatu responde a essa pergunta. Ele é uma ferramenta que avalia o grau de consciência de pessoas ou comunidades quando consomem e oferece caminhos para que todos possam se tornar consumidores mais conscientes, numa jornada em busca do bem-estar para você, a sociedade e toda a vida no planeta.

Descubra que tipo de consumidor você é!

 

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...