Peixe para hoje e para sempre

Pela primeira vez no Brasil, um guia informa pescadores e consumidores sobre a necessidade de produção e consumo consciente de pescados

Desde dezembro de 2008, pescadores, comerciantes e consumidores da Baixada Santista (SP) estão tomando contato com o “Guia de Consumo Responsável de Pescados”. Idealizado e criado pelos pesquisadores e estudantes das Faculdades de Oceanografia, Ciências Biológicas e Biologia Marinha do Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), o primeiro catálogo brasileiro enumera com nomes populares as espécies mais comumente consumidas no país, além de dividi-los em categorias de alerta de extinção, cada uma delas acompanhada de suas respectivas orientações de prevenção. Até janeiro, foram distribuídos 4 mil guias no litoral paulista, e o grupo de idealizadores ...

Crise, oportunidade e humildade

É preciso ultrapassar o reducionismo econômico e político e ver o mundo como um conjunto feito de partes interligadas

A crise sugere mudança, mas uma de suas dimensões mais críticas é saber o que vai e o que fica. Senão, a mudança vira bota fora, mutilação ou suicídio. Soluções finais como paredão e holocausto são uma coisa; uma outra, muito diversa, é saber como enfrentá-la e vivê-la. Para tanto, antes de atribuir sua existência aos adversários, aos jornais, ou reduzi-la a uma causa única, é preciso atravessá-la e se deixar por ela atravessar. Trata-se tanto de buscar os seus responsáveis mais visíveis quanto de apelar menos para uma explicação (e um ...

Empresas precisam comunicar melhor suas ações de sustentabilidade

Pesquisa indica os melhores relatórios de sustentabilidade brasileiros, mas mostra que as empresas devem ser mais transparentes na prestação de contas à sociedade

Os relatórios de sustentabilidade publicados pelas empresas são uma forma de comunicação com os chamados stakeholders — ou seja, todos os públicos impactados por seus negócios ou que tenham interesses neles, como funcionários, acionistas, clientes, fornecedores, ONGs, comunidades do entorno e a sociedade em geral. E, é claro, com os consumidores, especialmente os conscientes, que procuram informações sobre as empresas e buscam conhecer seu real compromisso com a sustentabilidade, orientando assim suas escolhas de produtos e serviços.

Os relatórios de sustentabilidade publicados pelas empresas brasileiras, entretanto, ainda estão muito aquém da necessidade de informação dos consumidores e da sociedade. A pesquisa

Iniciativas inspiradoras mostram caminhos para um futuro mais humano

Índice de Felicidade Interna Bruta, adotado no Butão, e experiência de microcrédito em Bangladesh são experiências de uma economia voltada ao bem-estar das pessoas

Hoje, enquanto 75% da população mundial têm apenas o mínimo ou até menos do necessário para sobreviver com alguma dignidade, os restantes 25% consomem muito mais do que realmente precisam. Existem vários outros dados preocupantes, mas apenas este é suficiente para, de maneira definitiva e prioritária, colocar na mesa de discussão a realidade à que a humanidade tem virado as costas: o modelo de vida atual não é sustentável e, se não houver mudança de comportamento, tanto o planeta como a humanidade correm sérios riscos.

Mais preocupante ainda é que predominam práticas e modelos que estimulam o consumismo e a ...

No universo, sinais de uma transformação radical no planeta

Os recursos são finitos e a escassez de alimentos, de energia, de água potável e de ar puro será inevitável, por Ciça Bueno

Comentário do Akatu:Vivemos em um mundo de enorme complexidade. Compreendê-lo é uma tarefa de gigantes. Várias formas de construção do conhecimento e de reflexão podem ser usadas para isso. Daí a nossa decisão de levar aos leitores do Boletim e do site do Akatu um artigo que toma como base uma reflexão sobre os fenômenos astrológicos. É interessante ver como as diversas características do mundo descritas no artigo de Ciça Bueno estão de fato se revelando. A eleição de Barack Obama, como sinal emblemático de mudança, é um dos fenômenos que pode ser visto nesta ótica. Tanto para os que acreditam na astrologia, ...

Destaques

Categorias

Teste do Consumo Consciente

 

 

Você sabe como seu poder  de consumidor pode influenciar a sua vida e de todo o planeta?

 

O Teste do Consumo Consciente do Instituto Akatu responde a essa pergunta. Ele é uma ferramenta que avalia o grau de consciência de pessoas ou comunidades quando consomem e oferece caminhos para que todos possam se tornar consumidores mais conscientes, numa jornada em busca do bem-estar para você, a sociedade e toda a vida no planeta.

Descubra que tipo de consumidor você é!

 

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...