Para ser feliz, invista em experiências, e não coisas

Esta foi a conclusão a que chegou o pesquisador norte-americano Thomas Gilovich após série de estudos psicológicos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Festival Baixo Centro, no Minhocão.Crédito: Creative commons/Bruno Fernandes

 

Comentário Akatu: consumir é preciso: não há vida sem consumo. Mas é necessário consumir de uma forma diferente, de uma maneira mais consciente buscando melhores impactos, incluindo aqueles sobre nós mesmos. Um desses caminhos é o das experiências que valorizem as emoções, o que, de acordo com a pesquisa relatada na matéria abaixo, trará uma satisfação mais durável do que o consumo de bens, dos quais deriva uma satisfação apenas momentânea. A pesquisa mostra que as experiências “rendem lembranças e laços que duram por toda a vida”. Se isso parece óbvio, ...

Líderes intuitivos e emocionais entregam valores e resultados

Líderes sustentáveis são indivíduos que lideram com valores. Eles combinam pensamento claro com engajamento emocional

Comentário Akatu: o artigo de Ricardo Voltolini fala de líderes de empresas cujas ideias e ações são focadas em valores ligados à sustentabilidade. Nesse sentido, não se trata de líderes que buscam mudar a empresa “de fora para dentro”, mas sim a partir de atributos de uma “profunda compreensão humana, orientando-se por propósitos e causas, movendo-se mais por aspirações do que ambições.”  Empresas que têm lideranças com esta visão estarão gradualmente mais próximas dos consumidores conscientes, cujo número cresce a cada dia, e que valorizam as empresas cujas características de cuidado com a sociedade e o meio ambiente permitem uma identificação ...

Instituto Akatu participa de Fórum de Finanças Sociais e Negócios de Impacto






















Em 03 e 04 de agosto, foi realizado na cidade de São Paulo, o Fórum de Finanças Sociais e Negócios de Impacto – Investir para Transformar, que reuniu empreendedores, investidores, consultores, organizações da sociedade civil e outros atores motivados em desenvolver modelos de negócios que resolvem problemas sociais, buscando maneiras mais efetivas de gerar impacto social.

Helio Mattar, diretor presidente do Instituto Akatu, participou do evento durante a mesa “Comunicação para o avanço da ...

Sobrecarga da Terra: no dia 8 de agosto esgotamos os recursos do planeta para 2016

Consumo global recorde leva à precocidade de "saldo negativo" da humanidade. Sucesso dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável é fundamental para reverter o quadro





















Crédito da imagem: Divulgação - Museu do Amanhã

A metáfora é óbvia. Imagine gastar todo o salário (bem) antes do final do mês e ter de apelar para um empréstimo no banco para poder continuar se alimentando, se locomovendo pela cidade e pagando gastos básicos do dia a dia. Agora imagine essa situação se repetindo mês após mês. Pois é algo parecido o que acontece com a humanidade em relação ao consumo dos recursos naturais do planeta, ...

Estudo do BID sobre cidades inteligentes traz um novo conceito de sustentabilidade urbana

A publicação mostra 50 exemplos de soluções inovadoras adotadas por cidades na América Latina, inclusive no Brasil

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Crédito: Divulgação/BID

 

Novo estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), publicado com o título “Caminho para as smart cities: Da gestão tradicional para a cidade inteligente”,  traz um novo conceito de sustentabilidade urbana, com características que vão além de questões ambientais, com variáveis culturais, políticas, institucionais, econômicas e sociais, tendo em vista que até 2050, 70% de toda população mundial, cerca de 6 bilhões de pessoas, estarão vivendo nas cidades.

Uma Cidade Inteligente, de acordo com a pesquisa do BID, é aquela que coloca as pessoas no centro do desenvolvimento, incorpora tecnologias da informação e ...

Destaques

Categorias

Teste do Consumo Consciente

 

 

Você sabe como seu poder  de consumidor pode influenciar a sua vida e de todo o planeta?

 

O Teste do Consumo Consciente do Instituto Akatu responde a essa pergunta. Ele é uma ferramenta que avalia o grau de consciência de pessoas ou comunidades quando consomem e oferece caminhos para que todos possam se tornar consumidores mais conscientes, numa jornada em busca do bem-estar para você, a sociedade e toda a vida no planeta.

Descubra que tipo de consumidor você é!

 

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...